Dólar com. 5.1318
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
02/12/2018 às 09h59

Cultura

Exposição 'Em nome da Cor' exibe obras em arte Naif em Maceió

Mostra do artista plástico Max Almeida fica em cartaz até 6 janeiro na Casa do Patrimônio, no bairro de Jaraguá

Divulgação

O imaginário popular brasileiro retratado em cores fortes é a marca da exposição 'Em nome da Cor', que entra em cartaz na noite do dia 5 de dezembro no espaço da Casa do Patrimônio, que funciona no prédio do IPHAN Alagoas, no bairro de Jaraguá em Maceió.

Trabalho assinado pelo artista plástico 'Naif' Max Almeida, 'Em nome da cor' convida o público a passear pelo universo das práticas da religiosidade popular, como também, a conhecer alguns dos personagens marcantes que marcaram a vida pela popularidade.

"Trago para as telas algumas das minhas experiências e memórias. Lá estão passagens e práticas religiosas que presenciei ao longo da vida. Entre as coisas retratadas estão as imagens dos santos que pertenciam a minha mãe e as igrejas que frequentávamos, assim como, pintei folguedos e personagens que considero importantes para a cultura e a memória popular, a exemplo do Bispo do Rosário, da Miss Paripueira e até mesmo a psicanalista Nise da Silveira e a ícone do designer de moda Iris Apfel", expõe Max Almeida.

Considerado um artista Naif, que possui técnica e linguagem própria aperfeiçoada pela prática e observação de um auto-ditada dedicado a expressar suas emoções pela arte, Max Almeida diz ainda que em seu trabalho procura estabelecer uma identidade própria ao harmonizar traços e cores que reconfiguram as temáticas retratadas.

"Durante a produção das telas não me prendo a realidade e sempre tento criar a partir de minhas concepções e memórias afetivas. Assim, não importa se determinado santo ou personagem é marcado por uma cor específica, em meu trabalho, valorizo as cores a partir de uma harmonização própria", completa o artista.

A exposição 'Em nome da cor', que é a primeira mostra individual de Max Almeida, e que conta com a curadoria de Helena Vasconcelos e o apoio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), faz uma homenagem a artista Naif alagoana Tânia de Maya Pedrosa, convidada de honra que estará presente na abertura da mostra.

Max Almeida

Natural de Maceió, o advogado alagoano Max Ramires de Almeida, que nasceu em 15 de maio de 1959, é artista plástico, pintor e escultor que faz uso de materiais diversos – convencionais e reciclados – em suas produções artísticas. Apreciado da arte desde a infância, ele começou a se dedicar as atividades artísticas a partir de 2015, após ser estimulado ao ajudar a filha em um trabalho escolar que fazia uso das técnicas de pintura e confecção de escultura em papel machê. Assim, ao longo deste processo, o qual dedicou horas de estudos e produções, o artista aperfeiçoou técnicas e estabeleceu uma linguagem própria que o levou a receber convites para participar de importantes eventos artísticos do cenário nacional.

SERVIÇO

Exposição 'Em nome da Cor

Abertura: 5 de dezembro, às 19h

Local: Casa do Patrimônio de Maceió, IPHAN-AL, (Rua Sá de Albuquerque, 157, Jaraguá, Maceió, AL)

Visitação: 6 de dezembro de 2018 a 6 de janeiro de 2019

Horário: Terça a Domingo, das 9h às 17h

Entrada Gratuita


Fonte: Atitude Comunicação

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]