Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
07/12/2018 às 19h10

Cultura

Oficinas mantêm viva a tradição do bordado filé na região lagunar de Alagoas

Considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas desde 2014, o filé alagoano é passado como herança entre gerações de residentes das regiões lacunares do Estado - Ascom Algás

Com o objetivo de dar continuidade à transmissão da tradição do bordado filé na região das lagoas, o projeto “Salvaguarda do filé alagoano”, do Instituto do Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (Inbordal), é um dos contemplados pelo Edital Algás Social 2017-2018 e busca manter o saber-fazer tradicional do ofício através de oficinas de repasse.

Na mão, fios sobre fios envolvem e requerem processos de execução – às vezes complexos – e bastante aperfeiçoamento. Considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas desde 2014, o filé alagoano é passado como herança entre gerações de residentes das regiões lacunares do estado.

Mas, para que essa tradição perdure, é preciso lutar por ideais. Na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra, Petrúcia Lopes, presidente do Inbordal e uma das oficineiras do projeto “Salvaguarda do filé alagoano”, faz a sua parte e realiza o trabalho de repasse com artesãs, da adolescência até a terceira idade, de forma a reeducar a prática operacional do ofício.

Segundo Petrúcia, nas oficinas, que também são realizadas através do projeto nos municípios de Santa Luzia do Norte e Marechal Deodoro, as aulas são ministradas resgatando pontos esquecidos e melhorando a qualidade de acabamento bem como a confecção da malha pequena. “Com isso, podemos aumentar a percepção de mercado nas peças acabadas de forma diferenciada”, diz Petrúcia.

Para a Algás, a diversidade de expressões de cidadania, como no projeto “Salvaguarda do filé alagoano”, manifesta a responsabilidade social que sempre esteve presente nos planos da Companhia. “As iniciativas beneficiadas pelo Edital Algás Social são focadas no incremento dos indicadores sociais de Alagoas, na certeza de que o resultado alcance o desenvolvimento sustentável, que deve ser encarado de forma abrangente pelas práticas e políticas sociais”, declara o diretor-presidente da Distribuidora, Arnóbio Cavalcanti.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]