A partir de janeiro de 2019, o jornalista Felipe Camelo trará para a Revista Painel Alagoas e para o Portal Painel Notícias, a sua perspectiva de vida e de pessoas, em imagens e textos, em uma coluna que terá seu nome, seu estilo e sua irreverência com total independência, informa a direção da Press Comunicações, empresa que dirige os dois veículos de Comunicação. A parceria foi fechada semana passada, em duas reuniões entre a diretoria da empresa e o jornalista.
Felipe Camelo é jornalista graduado pela Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelos jornais Tribuna de Alagoas, Tribuna Independente e Gazeta de Alagoas, e também manteve por anos um blog no portal de notícias gazetaweb. Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia, onde, para ele, “fotografar significa congelar o tempo”.
Alagoano de Maceió, Felipe tem 57 anos, é do signo de Peixes, morador da beira do mar, em Guaxuma, uma das mais bonitas praias da capital alagoana. Sensível, emociona-se com facilidade. Junta timidez pessoal com a ousadia profissional e pelas lentes de sua máquina revela perfis, sonhos, aventuras, histórias e vidas. Poderia ter sido um grande físico, ou um excelente estudioso de meteorologia. Foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para esses dois cursos e chegou a iniciar ambos, mas um teste vocacional o indicou à comunicação.
Era jovem, com sede de aprendizado, e embora tenha começado jornalismo na Ufal, decidiu correr o mundo. Foi para o Rio de Janeiro, onde hospedou-se em casa de amigos. Cidade Maravilhosa, maravilhosos eram também os novos caminhos profissionais de Felipe naquele lugar. Conheceu Zezé Mota (a quem chama de madrinha) e pelas mãos dela foi ser estagiário de Tizuka Yamasaki na novela Kananka do Japão, da Rede Manchete. Virou assistente de direção de Jayme Monjardim e conheceu os bastidores de um novo mundo.
Viajou o Brasil com a novela Ana Raio e Zé Trovão como assistente de Jayme Monjardim, que queria leva-lo para a Globo quando foi contratado para dirigir a novela Terra Nostra. Mas Felipe decidira voltar para Alagoas e para o jornalismo. Enquanto dirigia as cenas com Yamasaki e Monjardim, ele tomara gosto pela fotografia, sobretudo a feita em movimento. “Não dava para mandar os artistas pararem para posar”, brinca ele. “E comecei a gostar do que fazia, ter um ângulo diferenciado do comum”, diz o jornalista.
O estilo próprio de Felipe agradou o mercado em Alagoas. Não era a fotografia do evento, ou da pessoa, era mais que isso que ele trazia para o jornalismo local. Do grande empresário empaletozado a um gari, nada sobra nas lentes do jornalista. Detalhes de roupas, bolsas, sapatos, olhares, sorrisos, tudo vira uma obra de arte no trabalho de Felipe Camelo. E, claro, não é só a imagem que ele põe na tela, é a história, pedaços que se completam do momento em que ele fotografa.
Sobre trabalhar no Painel Notícias e Painel Alagoas, Felipe diz que está feliz com o novo projeto. Agora em dezembro, ele vai aproveitar o tempo para elaborar a coluna para a revista e o designer do blog para o portal. “Foi um prazer receber o convite, ver de perto o projeto de uma revista que eu já conhecia e apreciava”, diz o jornalista, confessando que está animado para começar. Felipe é isso, talentoso, competente, sonhador, desses que, como ele mesmo costuma dizer, tem a confiança na alma. “Confio tanto que não conto nem troco”, afirma.
Primeira semana do mês que vem, teremos Felipe entre os nossos colaboradores. Uma honra para a nossa empresa.
Fonte: Painel Alagoas