Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
07/02/2019 às 12h52

Cultura

Eventos de carnaval devem ter permissão para uso do som

Os responsáveis pelas festas de carnaval, em Maceió, devem solicitar a autorização para utilização de som durante os eventos. O pedido deve ser feito para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), que concede a permissão com base no Código Municipal de Meio Ambiente.

A autorização deve ser solicitada para todos os festejos, independentemente do porte e do formato. “Qualquer evento de rua só pode utilizar som com o aval da Prefeitura. Isso passa por uma questão sócio-ambiental, que previne a poluição sonora”, explica o técnico ambiental da Sedet, Roberto Monteiro.

Para solicitar anuência do uso do som, o responsável deve se dirigir a Sedet com o requerimento e a declaração de autorização do evento, emitida pela Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); informar dia, hora e o percurso da festa, caso seja um desfile de blocos, e entregar cópia do documento de identificação, comprovante de residência do requerente.

Para festas de rua e uso de carro de som, deve ser paga uma taxa no valor de R$ 118,90. Já os eventos em locais fechados, a taxa é calculada de acordo com o tamanho e a finalidade. Eventos sem fins lucrativos e religiosos são isentos do pagamento da taxa, mas necessitam de autorização.

Fiscalização e Monitoramento

Durante os festejos, nas prévias e durante os dias de carnaval, a Sedet estará com equipes de plantão para verificar o cumprimento das regras definidas por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre os órgãos públicos, os organizadores de festa e o Ministério Público Estadual (MPE).

Pelo TAC, o volume sonoro não poderá ultrapassar o limite de 100 decibéis, no ponto da denúncia. A aferição é realizada com um decibelímetro, utilizado pelos técnicos de fiscalização e monitoramento, e caso seja flagrada alguma festa descumprindo as exigências, o responsável pagará multa e poderá ter o equipamento apreendido.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-4750.

Endereço da Sedet: Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol (antiga Antártica)

Endereço da Semscs: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL


Fonte: Ascom Sedet

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]