Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
13/02/2019 às 17h30

Cultura

Espetáculo faz tributo ao poeta Jorge de Lima

Estreia será na próxima sexta-feira, dia 15, e a entrada é gratuita

Os amantes da poesia terão a chance de assistir ao espetáculo gratuito Cartografias poéticas - tributo a Jorge de Lima, que estreia nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, às 19h30, no anexo 2 da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas, em frente à Praça Visconde de Sinimbu. A direção geral é de Carla Antonello, numa produção do Laboratório de Estudo e Pesquisa de Processos de Encenação (Leppe).

O roteiro do espetáculo é coletivo e os atores que estarão no palco são alunos de cursos de graduação da Ufal, não só de Teatro e do curso de Arte Dramática da ETA. São eles: Aline Almeida, bolsista Proinart, e Anne Carolayne, bolsista Pibic, ambas da licenciatura em Teatro; Daniel Oliveira, do curso de licenciatura em Música, formado no curso técnico e colaborador do Pibic; David André, formando da ETA e aluno da  licenciatura em Teatro; Dávison Souza, psicólogo e formando do curso de Arte Dramática; Ellis Maria, formada na graduação e no técnico; e Jaysllany Florêncio, aluna da graduação em Meteorologia e está se formando no curso técnico em Teatro.

Além do elenco, também tem os colaboradores: Gercy Paloma, aluna da licenciatura em Teatro e colaboradora do Pibic; Andreia Almeida assina o figurino; o professor Washington da Anunciação, da licenciatura em Teatro, é responsável pela  fotografia; a professora Kamilla Mesquita, da licenciatura em Dança, é coreógrafa do espetáculo; o aluno da graduação em Teatro, João Victor, está com a iluminação; Josival José da Silva Filho, com a sonoplastia; e Jeamersom Santos, cenotécnico da ETA. 

Pibic e Proinart 

Nesse espetáculo, o Leppe conta com a participação de dois projetos - o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal. “Começamos a trabalhar em março de 2018, fazendo leituras e refletindo sobre as leituras de Jorge de Lima, tanto romances, como biografia e poesias. E foi a partir daí que os alunos escolheram uma poesia e fomos para parte prática, os laboratórios. Na verdade eu uso um termo etudes, que vem do meu mestre Stanislaviski [Constantin, ator, diretor, pedagogo e escritor russo], que foi minha tese de doutorado, defendida em fevereiro de 2017. A montagem  é o primeiro”, revelou Carla Antonello, professora do curso de Arte Dramática da ETA e que coordena o Leppe.

A diretora explica, ainda, que esse estudo é aprofundado no Pibic. “A gente pratica laboratórios a partir do que aquele determinado texto nos traz - subtextos, as circunstâncias dadas. Tudo que a gente faz no laboratório, na prática, depois é discutido semanalmente com o meu grupo do Pibic. E o Proinart entra mais no laboratório da parte prática. Temos, além dos alunos envolvidos nesses dois grupos [Pibic e Proinart], outros interessados no projeto, que fazem parte do Leppe”, completou.

Antonello lembra que está dando o retorno para a Universidade, após quatro anos do doutoramento. “Eu cheguei na Ufal com todo gás e comecei a escrever esses projetos para trazer tudo que estudei durante os quatro anos maravilhosos de pesquisas que estive no doutorado. É o primeiro resultado de muito trabalho e de muita pesquisa”, acrescentou. 

SERVIÇO 

O quê: espetáculo Cartografias poéticas - tributo a Jorge de Lima

Quando: estreia dia 15 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 19h30

Onde: Anexo 2 da Escola Técnica de Artes, em frente à Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]