Dólar com. 5.233
IBovespa 0.58
18 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Delegado diz que hora da morte de idoso não altera crime em banco
21/02/2019 às 13h17

Cultura

Geladeiroteca levará leitura e arte a áreas públicas de Maceió

Descartadas pela população por meio do serviço da Slum, as geladeiras foram recuperadas, receberam arte e agora servirão de bibliotecas. - Ascom Semds

Entregue recentemente após revitalização, a Praça Jornalista Dênis Agra, no conjunto Santo Eduardo, recebe hoje (21) a primeira Geladeiroteca, que faz parte do projeto criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Casa das Tintas e a Oikos, para incentivar a leitura e levar peças de arte a áreas públicas da capital.  A primeira Geladeiroteca terá mais de 50 títulos, todos doados pela população, e a entrega acontece hoje, às 19h, com a participação do prefeito em exercício, Marcelo Palmeira.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres explica que o projeto tem um contexto de educação ambiental que vai além da disponibilização de livros em praças e áreas de lazer. É, também, uma maneira de recuperar materiais que poderiam ser descartados irregularmente em pontos de lixo crônico. Com uma nova pintura de autoria do artista plástico Joe Santos. As geladeiras que funcionarão como bibliotecas foram recolhidas pela Slum por meio do serviço de coleta de volumosos disponibilizado ao cidadão no número 0800 082 2600.

“O projeto que criou as Geladeirotecas busca reforçar a questão da educação ambiental e também incentivar a leitura em áreas públicas. As geladeiras sem utilidades estão entre os resíduos mais encontrados em pontos de lixo crônico de nossa cidade, por conta do descarte irregular, e a ideia é mostrar ao cidadão que, a partir do descarte adequado, podemos dar outra destinação ao que consideram lixo. É uma forma de conscientizar, de levar arte e proporcionar um espaço para que os visitantes de áreas públicas possam se entreter”, disse Gustavo Acioli Torres, que é também superintendente-interino da Slum.

O secretário-adjunto da Semds, Fábio Palmeira, reforça que o projeto é uma “soma de esforços do poder público com a iniciativa privada em benefício à cidade”. Além da Casa das Tintas, o projeto também contou com o apoio da Oikos, uma empresa de acabamentos para a construção civil que é referência em nível nacional no mercado de decoração e design. Para receber a Geladeiroteca na praça, a Oikos estruturou uma base com pastilhas e cerâmicas coloridas.

“Contamos, mais uma vez, com a importante parceria da Casa das Tintas para recuperar estas geladeiras que poderiam parar no lixo, além do trabalho fundamental do artista Joe Santos. A partir do momento em que o poder público, as empresas e a sociedade atuam conjuntamente, as iniciativas tendem a alcançar seus objetivos de forma ampla e efetiva. Sem dúvidas, a Geladeiroteca beneficiará a população com cultura, arte e leitura”, afirmou o gestor.

Além da Praça Jornalista Dênis Agra, outros três pontos da cidade serão contemplados pelo projeto, no entanto ainda serão definidos. As geladeiras receberam tratamento com produto especial fornecido pela Casa das Tintas para que não se desgaste com facilidade, visto que estará em áreas públicas. As quatro unidades produzidas inicialmente receberam a arte de Joe Santos, com temáticas variadas. “É uma oportunidade para quem quer desfrutar de uma boa leitura, com geladeiras que se transforam em peças de arte”, destaca Joe.

Contação de história

A contação de histórias é também uma forma de incentivar a leitura. Durante a entrega da primeira Geladeiroteca, hoje (21) à noite, crianças da região contarão com uma apresentação especial.

De forma lúdica, com integração, diversão e alegria, a dupla de palhaços Petequinha e Florzinha contarão a história da Chapeuzinho Amarelo, uma garotinha amarelada de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Chapeuzinho ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Essa história de Chico Buarque é um clássico da literatura infantil e encanta gerações e gerações de leitores.

Serviço

O quê: entrega da primeira Geladeiroteca de Maceió

Quando: quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 19 horas

Onde: na Praça Jornalista Dênis Agra, na principal do conjunto Santo Eduardo


Fonte: Ascom Semds

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]