Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/03/2019 às 12h11

Cultura

Ações culturais: Maceió Inclusiva e Instituto Rosenbaum alinham parceria

Comitê discutiu ações para nova etapa do projeto. - Iabs/divulgação

O comitê gestor do Maceió Inclusiva Através da Economia Circular se reuniu na manhã de terça-feira (19) para dar início às novas etapas do projeto que visa qualificar a cadeia produtiva do sururu em Maceió. O encontro serviu para alinhar o desenvolvimento de atividades em parceria com Instituto A Gente Transforma e o designer Marcelo Rosenbaum, referência em projetos de sustentabilidade e transformação social.

Na oportunidade foi discutida a realização de um festival criativo voltado à comunidade do entorno da Lagoa Mundaú com participação direta da população. A ação terá a duração de 1 de ano e vai envolver movimentos culturais, música e arte a fim de desenvolver um trabalho que represente a identidade local e gere produtos a partir dos resíduos da casca do sururu.

O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Jair Galvão, participou do encontro e destacou a participação do designer Marcelo Rosenbaum nessa nova etapa, como uma oportunidade de ampliar o impacto positivo do projeto. “A partir do contato direto com a comunidade, o designer consegue extrair elementos que fortalecem a identidade das pessoas e gera um processo de autoestima, mas acima de tudo, pode desenvolver novos itens dentro do conceito de economia circular, utilizando a casca do sururu tanto em formato tradicional, como em escala industrial”, comentou.

O Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Fundo Multilateral de Investimento (Fumin), e o Iabs, além de contar com o apoio da Braskem, Sebrae e projeto Manda Ver.

Parceiro do projeto tem foco em sustentabilidade

O Instituto Rosenbaum desenvolve trabalhos de design e arquitetura, e por meio do projeto A Gente Transforma, utiliza a metodologia do Design Essencial para realizar intervenções em comunidades do Brasil e do Peru. O designer Marcelo Rosenbaum é curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ministra cursos e palestras em eventos de design mundiais e é responsável projetos de transformação social por meio da sustentabilidade.


Fonte: Ascom Semtur

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]