Dólar com. 5.164
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/03/2019 às 22h30

Cultura

Chá de Memória aborda políticas afirmativas na medicina e educação em sua 30ª edição

Evento ocorre nesta quarta-feira (27), às 16h, na sede do APA, em Jaraguá

Evento Chá de Memória, que chega à sua 30ª edição, tem levado debates de interesse da sociedade alagoana - Felipe Brasil/Agência Alagoas

O Arquivo Público de Alagoas (APA) - órgão vinculado ao Gabinete Civil - chega à 30ª edição do já tradicional Chá de Memória. O evento ocorre nesta quarta-feira (27), às 16h, na sede do APA, em frente ao Porto de Maceió, em Jaraguá, com entrada gratuita.

Nesta edição, a convidada será a professora-doutora Juscyney Carvalho Santana, que abordará o tema “Tem preto de jaleco branco? Reflexões sobre as políticas afirmativas na educação superior e a persistência das desigualdades sociais e técnico-raciais na formação médica em Alagoas”.

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, realizar a trigésima edição do Projeto Chá de Memória é sem dúvida uma grande satisfação para a equipe do Arquivo Público. “É uma das ações de fomento ao conhecimento da nossa história e o despertar do sentimento de alagoanidade”, ressalta Cordeiro

Desde outubro de 2016, são realizados mensalmente encontros com personalidades de vários segmentos, abordando temas das mais diversas áreas que vêm despertando o interesse de um grande público dos mais variados níveis do conhecimento.

“São tantas as demandas que temos agenda fechada até o próximo ano, com parceiros e profissionais do poder público e privado. Temas sobre religiosidade alagoana, gastronomia, arquitetura, música, artes plástica e muito mais têm sido o nosso foco. Além de abrir as portas para a sociedade, o APA também se moderniza para oferecer melhores serviços aos pesquisadores e caminhar par e passo com entidades afins”, destaca a superintendente do APA, Wilma Nóbrega.

Avanços

Recentemente, por conta dos 57 anos completados pelo APA, houve o lançamento do catálogo de um dos acervos fotográficos mais valiosos com as imagens do fotógrafo Luiz Lavenére, cujos negativos em vidro são únicos e pertencem ao Arquivo Público, agora, disponíveis para os alagoanos.

Além de promover debates e discutir os aspectos históricos de Alagoas, o Arquivo Público também avançou no sentido tecnológico e de abertura da pesquisa, com um avanço no fomento à pesquisa e a implementação de uma política permanente de conservação, preservação e restauro de seu acervo.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]