Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/04/2019 às 17h30

Cultura

Exposição FOTOgrafandoPOESIA promove diálogo entre poemas e imagens

Mostra, que será aberta na quinta (4), às 19h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, reúne seis fotógrafos

FOTOgrafandoPOESIA faz parte da programação do 1º Encontro de Fotografia Criativa de Maceió - Lia Santos/Divulgação

A literatura e a fotografia estarão em constante diálogo na próxima exposição do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. FOTOgrafandoPoesia será aberta nesta quinta-feira (4), no mezanino, a partir das 19h, com entrada gratuita.

A mostra fica em cartaz até 30 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento para grupos de escolas e instituições pode ser feito pelo (82) 98884-6885 ou pelo [email protected] gratuitamente.

“Nós abrimos, no mês passado, a exposição Silêncio, que também é uma coletiva de fotógrafos no primeiro piso do Complexo Cultural Teatro Deodoro, e, agora, completamos o circuito fotográfico, no mezanino, com FOTOgrafandoPOESIA. Nós temos excelentes fotógrafos em Alagoas. É uma arte que vem crescendo e que precisa de espaço. Convidamos o público para que prestigie a mostra”, enfatizou Sheila Maluf, diretora presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal.

FOTOgrafandoPOESIA reúne trabalhos de seis fotógrafos: Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma, inspirados em poemas de autores alagoanos contemporâneos.

A exposição é resultado de oficina de produção fotográfica com base na poética, realizada em Maceió, de julho a novembro de 2018, quando poetas e fotógrafos se encontraram para promover o diálogo da escrita com a imagem, objetivando a produção de conteúdo poético.

A exposição faz parte da programação do 1º Encontro de Fotografia Criativa de Maceió, Foto Sururu 2019, organizado pela Agência Fragma, com o apoio da Diteal. Serão realizadas seis exposições fotográficas, oficinas, palestras projeções comentadas e leitura de portfólio. A programação completa está no site www.fotosururu.com.

“Estarmos como parceiros do 1º Encontro de Fotografia Criativa em Maceió, recebendo a exposição FOTOgrafandoPOESIA, é realmente uma grande satisfação. Trata-se do reconhecimento ao inspirador trabalho que a Fragma vem realizando em Alagoas. Estamos ocupando a Galeria de Artes Visuais do Complexo Cultural Teatro Deodoro com produção de excelência artística inquestionável”, pontuou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Para o fotógrafo e organizador do evento, Jorge Vieira, o encontro inclui Alagoas no circuito nacional da fotografia, proporcionando intercâmbio de ideias e promovendo o trabalho dos alagoanos. “Realizar o Foto Sururu é um desafio grande, pela primeira vez a gente faz um evento com dimensão nacional. Inclusive, esse é um dos objetivos: colocar Alagoas no roteiro dos bons e grandes eventos de fotografia no país. A ideia é também dar a visibilidade que a fotografia alagoana merece, fomentar essa cultura no nosso Estado e, ainda, despertar novos olhares”, explicou Jorge Vieira.

Confira o roteiro de exposições do Foto Sururu 2019:

Mosaico (Maceió Shopping)

Coletiva livre de fotógrafos alagoanos.

Data: de 2 a 30 de abril.

FOTOgrafandoPOESIA (Complexo Cultural Teatro Deodoro)

Coletiva de ensaios dos fotógrafos Dilma Marinho, Gabi Coêlho, João Dionísio, Jorge Vieira, Lia Santos e Lucyelma, baseados em poemas de autores alagoanos contemporâneos.

Data: de 4 de abril a 30 de abril.

Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica (Museu Théo Brandão)

Coletiva de alunos da disciplina de Antropologia Visual da UFAL.

Data: de 9 de abril a 12 de maio.

Convocatória FotoSururu (MISA)

Resultado da Convocatória Nacional FotoSururu Ensaio e Foto Única.

Data: de 10 de abril a 10 de maio.

Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton - ATO I (Fundação Pierre Chalita)

Coletiva dos fotógrafos Celso Brandão, Pierre Devin, Nair Benedicto, Fabiana Figueiredo, Fausto Chermont e filme de Pedro Amaral.

Data: de 20 de abril a 20 de maio.

Autorretrato, Atalho para Minha Poética (IPHAN)

Coletiva de autorretrato dos alunos do Ateliê Jacqueline Hoofendy (RJ).

Data: de 18 de abril a 18 de maio.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]