Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
15/04/2019 às 07h54

Cultura

Carnaval de Milão só termina no sábado

A quarta-feira de cinzas milanesa não é ingrata...

Dora Nunes

Por Dora Nunes, de Milão

Como é de conhecimento de todos, o carnaval mais famoso do mundo é o do Brasil, seguido pelo de Veneza, muito conhecido e apreciado por suas belíssimas máscaras. Na Itália, entretanto, também se distingue o carnaval de Milão, não tanto pelo esplendor, mas por suas particularidades, sendo a principal delas o calendário diferente, quando as festividades começam na quarta-feira de cinzas e terminam no sábado. Isso acontece porque a arquidiocese mila­nesa segue o rito ambrosiano, ao invés do romano, adotado no resto da Itália e do mundo.

Essa maneira diferente de calcular o início da Quaresma e que deu origem ao Carnaval Ambrosiano - também chamado de "Carnaval Antigo" - tem como explicação uma lenda cultivada na cidade, segundo a qual o Bispo Ambrosio (primeiro arcebispo de Milão, no século IV e posteriormente, padroeiro da cidade) pediu aos cidadãos milaneses que o esperassem voltar de uma peregrinação à Roma para que ele pudesse dar início às cerimônias eclesiásticas da Quaresma.  A festa teria sido prorrogada até a chegada do bispo e, desde então, o carnaval celebrado em Milão é o Ambrosiano, no qual  a Quaresma não se inicia na quarta-feira de cinzas, ou seja, no dia seguinte à terça-feira gorda, mas no primeiro domingo sucessivo e neste caso, então, o carnaval termina exatamente com o início da quaresma.

No carnaval Ambrosiano, os festejos tem o objetivo de saudar o Carnaval em grande estilo e se preparar para o período de meditação e penitência que antecede a Páscoa. As festividades tem como foco as famílias que saem pelas ruas fantasiadas e munidas de confetes, serpentinas e espumas. As comemorações tradicionalmente contam com desfiles de carros alegóricos, uso de trajes e máscaras tradicionais e shows noturnos pelas ruas da cidade. Como estamos na Itália, a culinária também faz parte dos festejos, com doces de carnaval como o chiacchiere (que quer dizer conversas, fofocas), feitos com farinha, açúcar, manteiga, ovo e vinho e podem ser fritos ou assados no forno, e os tortelli, feitos com a mesma massa, no entanto, recheados com creme, chantilly ou chocolate. 

Meneghino, o traje típico do Carnaval Ambrosiano - Criado no século 17 por um autor de comédias teatrais, o personagem carnavalesco mais famoso de Milão se chama Meneghino, cujo nome deriva de 'Domenichino' (diminutivo de domingo, em português). Meneghino era o nome dado aos servos contratados apenas aos domingos por nobres decadentes que não podiam pagar por serviços fixos. Esses servos deveriam acompanhar os nobres em seus passeios dominicais pela cidade e abrir-lhes a porta da carruagem. Nos festejos carnavalescos, Meneghino não usa máscara e está sempre acompanhado de sua esposa, Cecca, cujo nome é o diminutivo mila­nês de Francesca. Segundo a lenda, Mene­ghino era um empregado bom e espirituoso, que zombava dos defeitos dos nobres. O personagem se tornou um dos símbolos da cidade de Milão, ao ponto de os milaneses serem também chamados de “meneghini”.

Rito Ambrosiano - Na arquidiocese de Milão, o rito seguido é o ambrosiano, ao invés do romano, adotado no resto da Itália.  Comparado ao rito Romano, o Ambrosiano destaca-se por sua indumentária e alguns elementos da Missa (por exemplo, o ostensório é geralmente transparente e de uma forma diferente, a troca de paz ocorre antes da preparação dos presentes e a bênção final é precedida pelo Kyrie Eleison), além do calendário diferente para Quaresma, que não se inicia na quarta-feira de cinzas, mas no primeiro domingo seguinte. Historica­mente, a diferença é atribuída a alguns eventos catastróficos como o prolongamento de guerras, fomes ou pragas ou a transição para o calendário gregoriano a partir do final do século XIV. 


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]