Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
24 de maio de 2019
min. 26º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Justiça bloqueia R$ 3,57 bilhões do MDB, PSB, políticos e empresas
09/05/2019 às 23h30

Cultura

Memorial Pontes de Miranda terá mostra em homenagem ao oleiro José Lenoir

Divulgação

O Memorial Pontes de Miranda do Tribunal Regional da 19ª Região (TRT/AL) realizará no período de 13 a 17 de maio,  no hall do Fórum Pontes de Miranda, uma mostra em homenagem ao artesão e mestre do barro José Lenoir Ferreira, falecido em abril deste ano. O evento - que contará com mostra fotográfica, exibição de vídeo, oficina de olaria e exposição de peças referências da produção artística - integra a  programação da 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).

A abertura da programação será realizada na segunda-feira, dia 13, às 10h, com a apresentação do projeto "Os saberes da comunidade". Na seqüência haverá a apresentação da biografia do mestre do barro José Leonir Ferreira, junto com a exposição de peças produzidas por ele e de objetos pessoais.

O evento educativo e cultural é aberto ao público e objetiva resgatar os saberes da comunidade alagoana no tocante às suas atividades culturais e, dessa forma, contribuir para a preservação das tradições, tema central da 17ª Semana de Museus. Além disso, pretende  disseminar o hábito de visitação às instituições museológicas.

Na terça-feira e na quinta-feira serão realizadas oficinas de olaria das 11h às 12h. A performance será apresentada por Welington Noé, artesão de Carrapicho/SE, que aprendeu a arte do barro com José Lenoir.

Semana Nacional

O Ibram promove a 17ª Semana de Museus em todo o Brasil entre os dias 13 e 19 de maio de 2019. Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais. Com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

A programação completa está disponível online. O formato Busca Rápida permite ao usuário encontrar atividades por Estado, Cidade, Museu ou Palavra-chave. Como resultado da busca, além da programação definida, há ainda o endereço da instituição assim como os contatos de telefone e e-mail.

Confira a programação da 17ª Semana Nacional de Museus e participe!


Fonte: Ascom TRT/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]