Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
07/08/2019 às 16h00

Cultura

Complexo Cultural Teatro Deodoro abre temporada de exposições a partir do dia 13

Abertura do circuito de mostras será com peças do Mestre José Paulo e Robertson Dorta

A abertura ocorre às 19h com entrada franca. - Adalberto Farias/Divulgação

A diversidade das formas vai estimular a imaginação de quem visitar o Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, a partir do dia 13 de agosto, terça-feira. Isso porque entram em cartaz duas exposições: Arca Zoomórfica, do mestre José Paulo, no piso principal, e Signos Mimético-Poéticos, do Robertson Dorta, no mezanino. As exposições têm a intenção provocar o senso crítico dos visitantes levando por um mundo de animais metálicos e símbolos que imitam objetos e seres. A abertura ocorre às 19h com entrada franca.

As mostras seguem abertas até o dia 27 de setembro, com visitação gratuita de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; às quartas-feiras, das 8h às 20h; e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições sociais devem agendar a visita guiada gratuitamente pelo (82) 98884-6885 ou[email protected].

“É com grande satisfação que a Diteal abre a Galeria de Arte do Complexo Cultural Teatro Deodoro para mais dois grandes artistas da nossa terra, dando continuidade ao cronograma anual de exposições. Convidamos o público para que prestigie os artistas e suas respectivas mostras. São trabalhos distintos, mas que revelam um pouco da nossa rica produção artística e convergem ao reunir dois talentos com olhares peculiares”, disse a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Arca Zoomórfica, do mestre José Paulo

Basta ver um objeto, que para muitos é lixo, seja metal, madeira, ossos ou plástico, que a criatividade de o mestre José Paulo já vê a construção de um novo ser – a fauna zoomórfica. São esses animais de refugo que compõe a exposição Arca Zoomórfica, com curadoria de Alice Barros e Robertson Dorta.

“É uma analogia à arca de Noé”, destaca Alice, esclarecendo que são animais que foram esquecidos, resgatados no dilúvio consumista do descarte sem consciência – são 40 esculturas de pequeno, médio e grande porte que ocuparão o piso principal do Complexo Cultural. Passeando entre a feiura e a beleza, o artista apresenta sua obra de forma lúdica, partindo de conexões entre as formas dos materiais que compõem as obras e a semelhança anatômica de animais.

O contato de Paulo com a arte se deu muito cedo, ainda na infância, na Fazenda Bonito, em Chã Preta, município de Alagoas. “Ele fazia pincéis com gravetos e pelos de rabo de cavalo para pintar santos das casas da vizinhança” conta a curadora, “em troca recebia ovos, pintos, galinhas para ajudar a sustentar a casa, mas sem saber ele já fazia arte”.

Um tempo depois, como conta a curadoria, Paulo se mudou para Maceió com a família e ainda menino começou a trabalhar com marcenaria e serralharia. Alice conta que trabalhar com estes materiais lhe deu a habilidade de transformar os objetos nas coisas que sua mente imaginava.

“O mestre Paulo já dominava a técnica, foi quando em 2013, ao ver uma galinha de metal ele se instigou a produzir também os seus bichos”. Atualmente, o mestre José Paulo tem seu ateliê no bairro Bom Parto, em Maceió, e expõe por todo o Estado.

Signos Mimético-Poéticos, de Robertson Dorta

“Uma interpretação poética da realidade” é o que propõem o artista Robertson Dorta em sua exposição Signos Mimético-Poéticos. As poesias visuais construídas a partir de dois signos – a exclamação (!) e a interrogação (?) – são apresentadas em folhas de papel sulfite, feitas a lápis para, assim, “mostrar ao visitante a simplicidade, como a arte pode estar mais próxima do que se pensa”.

 Ele, também ao lado de Alice Barros, assina a curadoria da série de desenhos, composta de 100 poesias visuais, divididas em grupos que passeiam entre os temas da literatura, música,  oriental, animais, cinema e vida cotidiana. Robertson conta que o desafio é construir com a simplicidade do mínimo: “Dois sinais gráficos, os dois signos escolhidos para compor a narrativa de desconstrução, apreensão do essencial e construção das poesias”.

Alice Barros conta que a exposição é apresentada em forma de uma narrativa: “as obras ilustram um andarilho com umas mochilas nas costas que caminha e vai encontrando outras coisas pelo seu caminho. O visitante é convidado a acompanhar este caminho”.

Robertson Dorta é poeta visual, escritor, escultor, fotógrafo e produtor cultural alagoano, nascido em Maceió. Desde 2001, desenvolve projetos de curadoria e montagem de exposições. Tudo começou, conta ele, em 1996, quando participou da produção da 1ª Mostra Internacional de Poesia Visual de Alagoas, na Rede Ferroviária Federal em Maceió, quando conheceu o poeta visual Philadelpho Menezes. Foi quando começou a produzir suas poesias, brincando com o formato das palavras e sinais.

Em 2003, tornaram-se públicas algumas poesias visuais, ao ilustrarem capas de livros sobre educação, lançados no IV Salão Alagoano do Livro e da Arte. Em 2008, pela primeira vez, Dorta apresentou a exposição individual Signos Mimético-Poéticos, na Galeria de Arte SESC Centro em Maceió, esta circulou por várias instituições de Alagoas (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Faculdade São Tomas de Aquino - Facesta etc.). A cada circulação, uma nova série de poesias visuais foi apresentada aos visitantes.

“Colocarmos duas exposições em cartaz, simultaneamente, é de uma satisfação enorme, dando visibilidade aos nossos artistas, mostrando sua diversidade e talento. Proporcionar a ocupação permanente da Galeria de Artes Visuais do Teatro Deodoro se trata de um compromisso da DITEAL com a comunidade local e aos que visitam nossa cidade. Nosso cronograma segue e, agora com José Paulo e Robertson Dorta, continuaremos fortalecendo a construção da história artística desta casa”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]