Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
13/08/2019 às 19h25

Cultura

Mês da Cultura Popular terá programação especial em Maceió

Giro de Folguedos. - Pei Fon/ Secom Maceió

Para celebrar o Mês da Cultura Popular, comemorado em agosto, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), preparou uma programação especial. Neste ano, além de realizar os tradicionais Festival de Bumba Meu Boi e Giro dos Folguedos, o Município irá apoiar a Semana Unit da Cultura Popular e lançar um edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos da capital.

Para o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a programação alusiva ao Mês da Cultura Popular, além de justa, é necessária. “A nossa Cultura Popular é extremamente rica e merece ser valorizada. Não apenas em agosto, mas sempre. Desde 2013 realizamos ações direcionadas ao fortalecimento deste segmento e acreditamos na importância de cada uma delas para a manutenção dos nossos folguedos”, disse.

A Semana Unit da Cultura Popular, que acontece nos dias 21 e 22 de agosto na própria instituição de ensino, irá discutir o contexto atual e o futuro da Cultura Popular Alagoana, além de promover apresentações culturais com a participação de grupos de fandango, guerreiro e forró pé de serra.

No dia 22 de agosto, a Cultura Popular Alagoana também será celebrada no Centro de Maceió com o retorno do Giro dos Folguedos, que acontece em Maceió desde o início da atual gestão, em 2013. O projeto tem o intuito de promover grupos culturais alagoanos a partir de apresentações realizadas em tablados espalhados em ruas, praças e calçadões da cidade.

A grande novidade deste ano é o lançamento do edital destinado à produção de novos figurinos para folguedos, previsto para o dia 29 de agosto. A iniciativa contará com um investimento de R$ 100 mil, contemplando 20 grupos tradicionais da Cultura Popular Alagoana.

A 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió irá encerrar a programação alusiva ao Mês da Cultura Popular nos dias 30 e 31 de agosto. O evento acontecerá numa arena instalada no Estacionamento do Jaraguá, por meio de uma parceria com a Liga de Bumba Meu Boi.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]