Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
16/08/2019 às 19h30

Cultura

Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia é lançado pela Imprensa Oficial

Livro narra processo do julgamento pós-morte dos acusados de assassinar o industrial e empreendedor que mudou a história do Sertão de Alagoas

Cinquenta anos após a publicação da entrevista, que revelaria para a história um dos maiores erros cometidos pelo judiciário brasileiro, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos publica o livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia. 

A obra que reúne documentos, publicações, fotos e relatos, organizados pelos pesquisadores Antonio Aleixo Paz de Albuquerque e Moacir Medeiros de Sant’Anna, será lançada oficialmente dia 28 de agosto, no Instituto Histórico e Geográfico às 9h. Os autores foram advogados do principal acusado pelo assassinato do industrial Delmiro Gouveia, Róseo Moraes do Nascimento, que afirmou ter confessado o crime, na época, após passar por torturas.

A reviravolta foi descoberta em 1968, pelo jornalista, recém-formado em direito, o desembargador aposentado, Antonio Sapucaia da Silva, autor da primeira entrevista com Róseo Moraes, publicada na Gazeta de Alagoas, Jornal do Comércio, em Recife, e pela revista Cruzeiro. 

Após a publicação, Sapucaia foi constituído advogado de defesa, junto com Antonio Aleixo Paz de Albuquerque, mas deixou o caso em 1971, quando a advocacia se tornou incompatível com o posto de juiz que assumiu naquele ano, no entanto, nunca deixou de acompanhar o caso.

Segundo Antonio Sapucaia, o livro resgata o processo que foi instaurado para comprovar a inocência de dois réus que já haviam falecido, mas que foram apontados como responsáveis pelo assassinato de Delmiro de Gouveia. A obra acompanha a revisão da condenação de Róseo Morais do Nascimento, que resultou na absolvição, por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

“Os dois maiores erros do judiciário do Brasil foi o dos irmãos Naves, em Minas Gerais, e, em Alagoas, o de Delmiro Gouveia. Os dois foram muito torturados, e obrigados a confessar um crime que não cometeram. Depois o Tribunal realmente, post mortem evidentemente, comprovou que não cometeram o assassinato. Hoje, neste livro já constam os verdadeiros autores intelectuais e materiais do crime”, relatou Antonio Sapucaia.

A publicação desperta interesse de historiadores, estudantes de direito e curiosos do jornalismo alagoano. Documentos e arquivos que deram origem ao material estiveram guardados com a esposa de Antonio Aleixo, por anos, afinal os advogados autores já tinham a intenção de publicar a obra, sonho este, finalmente, realizado. 

Serviço:

Lançamento do livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia

Quando: 28 de agosto

Onde: Instituto Histórico e Geográfico

Hora: 9h 


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]