Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
20/08/2019 às 21h00

Cultura

Arquivo Público lança Projeto Alagoanidade nesta sexta-feira (23)

Ação resgata valores culturais com experiências exitosas desenvolvidas por alagoanos no folclore, danças, artes e religiosidade

O Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público de Alagoas (APA), lança nesta sexta-feira (23) mais um projeto com intuito de despertar o sentimento de amor (pertencimento) dos alagoanos por suas tradições, história e cultura. Trata-se do Alagoanidade, Seu Lugar, Sua História, que acontecerá trimestralmente na sede do APA, ofertando temas relevantes com palestras, exposições, apresentações artísticas e culturais reunindo os mais variados segmentos.

O evento será realizado na sede do APA, no bairro do Jaraguá, defronte do Porto de Maceió, em Jaraguá, a partir das 17 horas. Nesta primeira edição, o evento destaca a cultura popular em Alagoas e contará com as participações da museóloga  Cármem Lúcia Dantas; do presidente da Comissão Alagoana de Folclore, Olegário Venceslau, e da mestra do Patrimônio Vivo Vânia Oliveira. O público será contemplado ainda com apresentações de Zeza do Coco e o Pastoril de Cruz das Almas.       

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, ressalta a importância do projeto. "É com muita satisfação que o Gabinete Civil, através do Arquivo Público de Alagoas, lança mais esse projeto de fundamental importância no resgate de nossos valores culturais e de proximidade com a sociedade nesse espaço que é o guardião do maior acervo sobre a história administrativa  de Alagoas. São centenas de milhares de documentos desde o início do século XVIII aos dias atuais. O Projeto Alagoanidade visa estimular  a autoestima do alagoano, difundir e potencializar os valores  históricos, culturais e  sociais em nosso Estado", disse Farias.

Já o secretário Executivo de Política e Articulação Social do Gabinete Civil, Daniel Alcoforado, um dos parceiros da iniciativa, também ressalta a importância do projeto para Alagoas. “O Alagoanidade tem como objetivo promover o sentimento de pertencimento dos alagoanos à nossa terra e ao nosso patrimônio imaterial, disseminando informações sobre personalidades, experiências exitosas desenvolvidas por alagoanos, nosso folclore, danças, artes e religiosidade. Precisamos estimular, especialmente nas novas gerações, este orgulho de ser alagoano”, destaca Alcoforado.

De acordo com Wilma Nóbrega, superintendente do APA, o projeto reforça o compromisso do órgão com a proximidade da população e das instituições, ao lembrar que o APA já promove mensalmente o tradicional Chá de Memória, que discute Alagoas e tem promovido debates com todos os segmentos da sociedade. 

“Nesta primeira edição, o evento contará com a Exposição ‘Alagoanidade’ sobre fatos históricos, personalidades  e curiosidades  garimpadas no valioso acervo do APA, que conta atualmente com cerca de três milhões de documentos”, finaliza Wilma.



Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]