Dólar com. 5.1552
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
21/08/2019 às 19h30

Cultura

Jornalista Cléa Paixão lança livro em Taquarana

Conhecida dos alagoanos como repórter e apresentadora da TV Gazeta nos primórdios dos anos 90, a jornalista, documentarista e escritora Cléa Paixão lança mais um livro de sua autoria, no próximo dia 24 de agosto, às 10h, na Câmara Municipal de Taquarana, agreste alagoano.

O evento faz parte da programação dos 57 anos da emancipação política do município, localizado a 110km da capital Maceió, e possui mais de 20 mil habitantes. Na ocasião haverá bate-papo e autógrafo da autora, além da apresentação do grupo musical Dona Flô, de Arapiraca.

A obra Pai, sua marca no mundo tem importância diferente e especial para autora, que demorou cerca de seis anos para concluir o livro. É que se trata da história do nordestino e político da região Luiz José da Silva, conhecido como Luiz Vitor, pai de Cléa Paixão. “Comecei a escrever em 2010, mas a cada página o choro era inevitável e acabava fechando o computador. Só consegui terminar em 2016. Mesmo assim foram mais dois anos para a impressão. Escrever o livro foi também um processo de cura emocional pela perda do meu pai e de minha em curto período” conta Cléa.

 A escolha da Câmara Municipal para o lançamento do livro é significativa, pois lá Luiz Vitor deixou sua marca, como vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito. A história narrada em cerca de 200 páginas, tem a apresentação escrita pelo ex-governador e ex-presidente do Tribunal de Contas da União, Guilherme Palmeira, e vários prefácios escritos por autoridades e amigos como o senador Fernando Collor, o ex-governador Divaldo Suruagy (que escreveu antes de falecer), o ex-prefeito de Taquarana João Ribeiro de Castro Neto e dra. Yaradir Sarmento e Rosienny Sarmento, que vão pontuando a história. Além de depoimentos de familiares e amigos.

Cléa Paixão vem de Brasília, onde reside desde 1995, para participar desse momento festivo e de honra para seu pai.  “Sempre me alegro ao voltar para a minha terra, onde estão minhas raízes. E poder lançar o livro Pai, sua marca no mundo é mais do que emocionante e gratificante, é um sentimento inexplicável. A obra traz a história do meu pai com fotos, documentos, mas também faz uma homenagem a todo homem nordestino que superou as secas, as dificuldades, etc. Com certeza muitos vão se identificar com a história contada. São muitos luizes em Alagoas e no Nordeste” garante Cléa Paixão.

No dia anterior, 23, Luiz Vitor será também homenageado com a inauguração da Unidade Básica de Saúde do povoado Salgado que leva o seu nome, pelos feitos em prol da população taquaranense, em especial do povoado Salgado, onde morou e iniciou vida política.

O evento é uma realização da Prefeitura e da Câmara Municipal de Taquarana, com apoio da família do homenageado.

Outras obras de Cléa Paixão

·A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade, Exitum Editora, 2012;  Pai, sua marca no mundo, Exitum Editora, 2016.

·Mergulho no lago escuro. In Narrativas a Céu Aberto: modos de ver e viver Brasília. Editora UnB, 1996;

· Somos protagonistas de sonhos. In O Protagonismo Feminino em Verso e Prosa. Scortecci Editora. São Paulo, 2016

·antologia bilíngue, editada pelo Itamaraty, 2014.·

Contos e crônicas:

* A eterna descoberta do amor – Revista Varal do Brasil – Genebra, Suiça, marco/2013

* O amor entre um urso e uma gata - Revista Varal do Brasil – Genebra, Suiça, novembro/2013

* Amor verdadeiro segundo Cantares – Revista Varal do Brasil – Genebra, Suiça, julho/2016

23/08, às 13 horas, inauguração da Unidade Básica de Saúde Luiz José da Silva (Luiz Vitor), no Povoado Salgado.

24/08, às 10 horas, lançamento do livro Pai, sua marca no mundo, de Cléa Paixão, na Câmara Municipal de Taquarana. Com atração musical de Dona Flô.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]