Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
18/09/2019 às 14h30

Cultura

Imprensa Oficial emplaca dois projetos na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

Editora oficial do Estado de Alagoas foi a única representante nordestina selecionada para o evento, organizado pela Associação Brasileira dos Designers Gráficos

Roger Ferraz, o designer responsável pelos dois projetos selecionados na Bienal Brasileira de Design - Fernando Rizzotto/Divulgação

O braço social da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a editora do Estado de Alagoas, teve dois projetos selecionados para a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, a ser realizada de 29 de novembro a 16 de dezembro, em Curitiba. O evento existe há 27 anos e é organizado pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADGBrasil), com o intuito de reunir, registrar e divulgar destaques significativos do segmento no País.

Considerada a mais antiga e importante mostra de design gráfico do Brasil, a Bienal deste ano busca aderência às questões da diversidade e da representatividade nacional, com foco no conceito “multidão”. A partir dessa ideia, a curadoria do evento volta suas atenções a projetos que expressam múltiplas vozes, representadas na identidade do evento sob diferentes aspectos – hibridismo, mestiçagem, sobreposição de camadas, bem como formas e multiplicação de cores.

Para esta edição foram inscritos cerca de 1300 trabalhos, em mais de 50 categorias, nos âmbitos de Identidade & BrandingImpressos Editoriais e PromocionaisEmbalagensTipografiasProjetos Especiais e Digitais.  Os projetos foram analisados por um júri com 90 especialistas, todos brasileiros, de diversos segmentos do Design, da Comunicação e de outras áreas afins.

O Estado de Alagoas entrou no jogo, por meio da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e emplacou em duas categorias – Projeto Gráfico de Livro de Ficção e Não Ficção e Capas de Livros. “A seleção para o catálogo da Bienal Brasileira de Design Gráfico confirma a qualidade da nossa produção. É importante mencionar que, disputando com alguns dos maiores nomes do Design editorial do Brasil, conseguimos classificar 100% dos trabalhos que submetemos. Estamos muito felizes”, destacou o diretor de arte da Graciliano Ramos, Fernando Rizzotto.

Projetos selecionados

O conjunto de livros do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2018, assinado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, foi selecionado na categoria Projeto Gráfico de Livro de Ficção e Não-Ficção. As onze obras foram lançadas no final do ano passado, em evento aberto ao público, e são frutos de uma política crescente de incentivo à produção literária de autores alagoanos.

Já os livros do Edital Para Publicação de Obras Literárias 2017 foram selecionados na categoria Capas de Livro. Os doze títulos foram lançados durante a 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro de Convenções.

Nessa categoria, dos 41 trabalhos selecionados, o projeto alagoano foi o único representante nordestino. Os demais projetos são dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dois projetos são de autoria do designer gráfico Roger Ferraz e contaram com a supervisão do diretor de arte Fernando Rizzotto e da coordenadora editorial Patrycia Monteiro, além da colaboração de Giuliano Porto, como revisor. Todos os livros foram bancados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, por meio de edital público, e impressos em seu próprio parque gráfico. Os dois editais, somados, publicaram mais de 20 autores, a maior parte deles pela primeira vez.

Para Roger Ferraz, os projetos selecionados são plurais e atestam a relevância do Design Gráfico na indústria criativa, assim como propõe a Bienal. “Os trabalhos nasceram a partir de editais literários. Eles representam toda a diversidade e a vivacidade da produção literária alagoana. E essa é uma das principais características impressas em nosso projeto gráfico”, explicou.

Já o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Dagoberto Omena, ressaltou o compromisso com produção de obras relevantes dentro de uma política de editais para a publicação de livros. “Os dois projetos são oriundos de editais de publicação que ofertamos anualmente, sem custo algum para os escritores. Isso mostra que Alagoas já é um exemplo de gestão pública de qualidade, sendo capaz produzir um conteúdo de excelência e competitivo, com posição de destaque no cenário mercadológico nacional”, enfatizou o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena.

Esses projetos, assim como todos os demais presentes na shortlistda Bienal aparecerão em catálogo impresso, produzido pela associação organizadora. Desde a primeira edição da Bienal, os catálogos são confeccionados com o intuito de registrarem e mapearem a produção brasileira de design gráfico ao longo do tempo.

Dentre os trabalhos selecionados, o júri irá escolher 50 destaques, para participação da mostra física da Bienal, que acontecerá entre os dias 29 de novembro e 16 de dezembro de 2019, em Curitiba (PR).

A Bienal Brasileira de Designers Gráficos

A Bienal Brasileira de Design Gráfico é o momento em que o Design Gráfico Brasileiro reflete suas conquistas, discute seus rumos e traça seus planos, propondo um intenso diálogo com a inovação, o empreendedorismo, a cultura, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade e a sociedade. É quando a categoria reconhece seus avanços, homenageia seu passado, expande suas fronteiras e estimula seu futuro.

A Bienal tem sido, desde sua primeira edição em 1992, a grande celebração do Design Gráfico Brasileiro. É o mais tradicional ponto de encontro de todos os integrantes – profissionais, clientes, fornecedores, estudiosos, educadores e estudantes – deste imenso segmento da indústria criativa. Em suas doze edições, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 3.300 projetos de design para um público, calculado em aproximadamente 300 mil pessoas, de 50 países.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]