Dólar com. 5.1652
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
20/09/2019 às 13h58

Cultura

Divulgada lista de artesãos que irão participar do 13º Salão do Artesanato em SP

Lista dos selecionados pode ser conferida em endereço eletrônico; artesãos e entidades participarão do evento que acontecerá de 9 a 13 de outubro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgou, nessa quinta-feira (19), a lista dos alagoanos que foram selecionados para o 13º Salão do Artesanato, que acontecerá de 9 a 13 de outubro, em São Paulo. Os nomes dos 16 artesãos e entidades foram publicados no Diário Oficial do Estado e pode ser conferida através do link http://bit.ly/2kSyvgc.

Entre os selecionados, estão quatro mestres artesãos e associações, como, por exemplo, Mulheres Rendeiras, de Marechal Deodoro, e Associação das Artesãs de Feliz Deserto e Pontal de Coruripe.

Como incentivo a participação do artesão, a Sedetur disponibiliza o transporte das mercadorias e a curadoria nas feiras através do programa Alagoas Feita à Mão. Já o espaço no evento é viabilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Assim, Governo de Alagoas atua na valorização do artesanato alagoano, viabilizando, dentre outras ações, a participação dos artesãos em feiras e eventos do setor. 

Robervilda Davino é artesã. Ela trabalha com crochê, tricô e macramê, em Maceió, e conta sobre as expectativas para o evento. “Já fui para exposições aqui em Maceió, mas essa é a minha primeira participação fora da cidade e de Alagoas. Estou muito feliz, tenho muito a agradecer! Espero que a feira contribua para a aceitação dos meus produtos no mercado. Os mares, os mangues, as lagoas e a vegetação do meu estado são as fontes de inspiração do meu trabalho”, relata. 

Para a Superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as feiras e os eventos promovem visibilidade para os profissionais e garantem a geração de renda.

“Os espaços de comercialização são muito importantes para estimular a autoestima do artesão e a valorização do seu trabalho. Um dos nossos instrumentos para facilitar esse processo é a participação nas feiras proporcionadas pelo PAB, onde os profissionais estão em contato com lojistas de todo o Brasil e aumentam seus volumes de vendas e encomendas”, explica Giselle.

 A análise do edital é bastante criteriosa: a comissão avaliadora conta com representantes da sociedade para inserir uma variedade de tipologias na feira, sem repetições. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]