Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico
30/09/2019 às 11h44

Cultura

Mirante do Jacintinho sedia Papo Preto de Poesia com Jovens da Periferia

Evento contou com a participação da cantora de hip hop carioca, Brenda Lima

O Mirante do Jacintinho, em Maceió, foi palco, na última sexta-feira (27), da primeira edição do Papo Preto de Poesia com Jovens da Periferia, evento promovido pelo Instituto Raízes de Áfricas com apoio do Governo de Alagoas.

Adolescente, jovens e moradores do bairro e das regiões circunvizinhas marcaram presença e puderam aproveitar a noite diversificada com muita poesia, literatura e música ao som da Banda Ronda no Bairro e da cantora de hip hop carioca Brenda Lima.

Como parte da programação, seis jovens foram reconhecidos como vencedores do Odo-Concurso Preto de Poesia para Jovens da Periferia: Eu, jovem pret@, resisto e insisto”, que selecionou as melhores poesias sobre a temática das relações étnicos-raciais.

Foram laureados Cléssia Raiza da Silva, Williane Carolaine Lopes de Oliveira, J.S.B, que cumpre medidas socioeducativas, Alexandre Santos, José Gonçalo e Allan Nicolas.

Ao lado do grupo escolhido para receber a premiação, 24 poemas de outros participantes do concurso também serão contemplados para integrar o livro “Odo-Livro Preto de Poesias”, a ser lançado no dia 04 de novembro, durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Presente ao Papo Preto, a secretária de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Esvalda Bittencourt, parceira do evento, ressaltou a satisfação em ter um dos adolescentes da Sumese contemplados pelo concurso.

“Nosso trabalho é justamente esse: apoiar iniciativas que possam contribuir para mudança de vida dos atendidos. Além disso, é muito bom ver o talento de um dos nossos adolescentes sendo prestigiado. Isso é a prova que o nosso trabalho humanizado e pedagógico está sendo feito”, destacou Bittencourt.

A presidente do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, ressaltou, durante a abertura do Papo Preto, do apoio recebido pelo Governo de Alagoas para a realização do evento.

“É muito importante ter esse aliado para desenvolver as atividades propostas pelo Instituto que são essenciais para fazer com que o povo preto se torne mais visível. Então, é preciso agradecer as Secretarias de Prevenção à Violência, da Cultura, da Ressocialização e também a da Comunicação”, ressaltou Barros.

Ao lado da mãe, a estudante de Direito Vitória Romeiro, de 21 anos, que terá sua poesia publicada no livro Odo Livro Preto de Poesias, conta da expectativa para o lançamento da obra.

“Eu fico muito grata por participar de um evento como esse porque precisamos de incentivo. Pequenas atitudes podem fazer a diferença nas nossas vidas. Então, esse livro vai marcar e fazer a diferença na minha vida”, projeta a universitária.

Estiveram presentes ao Papo Preto, o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Silva, o superintendente de Prevenção à Violência, Thomas Artur, a superintendente de Identidade e Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Perolina Lyra e o representante da Fundação Cultural Palmares, Vanderley Lourenço.


Fonte: Ascom Seprev

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]