Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
18/11/2019 às 10h27

Cultura

Jaraguá Folia terá novidades em sua 20ª edição

Ao comemorar duas décadas de sucesso, a maior concentração de blocos da prévia carnavalesca alagoana vai estimular a presença das troças na Avenida da Paz

Edberto Ticianeli/Divulgação

O anúncio foi feito pelo diretor da Liga Carnavalesca de Maceió, Edberto Ticianeli, que também comemorou as boas avaliações recebidas pelo Jaraguá Folia em 2019.

Para o jornalista e produtor cultural, somente é possível promover estas inovações graças à aprovação do novo percurso, que tem início no Museu Théo Brandão e percorre a Av. da Paz e a Av. Cícero Toledo.

“As avaliações que recebemos dos foliões e dos agentes públicos envolvidos no desfile que ocorreu no começo deste ano foram as melhores possíveis, repetindo o mesmo sucesso do ano anterior. Nos relatórios enviados ao Ministério Público não há uma única reclamação ou insatisfação em relação ao que a Liga produziu em Jaraguá”, esclarece Edberto Ticianeli.

Em sua avaliação, os espaços mais amplos e ventilados permitem melhor evolução dos desfiles e torna mais confortável e segura a presença do público, o que não acontecia na Rua Sá e Albuquerque. As alterações no trânsito também foram menores e a distribuição dos ambulantes ficou bem mais fácil, avalia Ticianeli.

“O percurso atual faz parte da história dos carnavais alagoanos. A Av. da Paz recebe desfiles desde quando ainda era o Aterro de Jaraguá ou Rua do Saraiva. Até os desfiles militares aconteciam e continuam acontecendo nesta área”. Ticianeli lembra ainda que durante mais de 60 anos era nesta avenida que acontecia o Banho de Mar à Fantasia. 

Foi inspirado na presença das troças no Banho de Mar à Fantasia que a coordenação do evento decidiu estimular o retorno desta tradição. Arthur Peixoto, coordenador geral do evento, destaca que a presença de foliões caricaturando personagens do cinema, televisão ou da vida pública sempre existiu e pode renascer com mais força graças ao uso da fotografia nos celulares.

“Temos que ter cuidado somente com as troças políticas, que infelizmente, nesse momento do país, podem criar situações não desejadas para uma festa carnavalesca, mas as outras vão contribuir para a produção de fotos com muitos sorrisos. Um casal amigo já comunicou que vai desfilar como “Pocahontas e Poucaponta”, outro grupo está se preparando para desfilar a “Xôxa e suas Fraquitas”, numa brincadeira com “Xuxa e suas Paquitas”, revelou o produtor cultural e advogado Arthur Peixoto.

Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, também vê com entusiasmo o sucesso alcançado pelo Jaraguá Folia no percurso adotado há dois anos: “É um dos melhores eventos carnavalescos do Brasil e em Alagoas, um dos que mais contribui para manter vivo o carnaval tradicional”.

O presidente da Liga constata ainda que mesmo fazendo ressurgir inúmeros blocos de frevo, foi o Jaraguá Folia que conseguiu absorver toda a pluralidade e diversidade que apareceram nas festas momescas dos últimos anos.

“O Jaraguá Folia está de parabéns ao completar duas décadas de absoluto sucesso. Tenho certeza que, com a consolidação do novo percurso, o evento tende a crescer e a se fortalecer como o principal polo do carnaval tradicional. Já é a maior representatividade do carnaval de rua de todos os tempos em Alagoas”, avalia Dinho Lopes.

O Jaraguá Folia, em sua 20ª edição, está confirmado para a Av. da Paz na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, entre às 20h e 2h da madrugada. Os organizadores do evento calculam que a quantidade de blocos deverá ser mantida em torno das 100 agremiações e o público poderá ultrapassar 50 mil pessoas. 

Os novos blocos ou troças podem se inscrever pelo WhatsApp 82 98811 1313 ou pelo email [email protected].



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]