Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/11/2019 às 07h18

Cultura

Marcos Palmeira, Mônica e Cebolinha roubam a cena na abertura do Circuito Penedo de Cinema

9ª edição segue até o dia 1º de dezembro e conta com a exibição 60 filmes entre curtas e longas-metragens

O ator Marcos Palmeira foi agraciado com a Medalha Velho Chico, pela militância em defesa do Rio da Unidade Nacional - Divulgação

O maior evento sobre a Sétima Arte de Alagoas foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (25), na sala de exibições montada da Praça 12 de Abril, na histórica cidade do Penedo. O Circuito que leva o nome da cidade acontece em sua 9ª edição e segue até o dia 1º de dezembro. O homenageado deste ano é o ator Marcos Palmeira. Ele foi agraciado com a Medalha Velho Chico, pela militância em defesa do Rio da Unidade Nacional.

“A defesa da natureza é algo que me mobiliza. Vivo todos os dias tentando de alguma maneira levar a palavra da preservação, de defesa do meio ambiente. É muito importante que vocês crianças percebam o tempo que uma planta leva para crescer, isso é uma lição que nada é de imediato. Uma pequena atitude que a gente faça vai trazer uma grande transformação. Muito obrigado pela homenagem”, pontuou Marcos Palmeira.

A primeira noite foi uma grande festa!! Os olhares do público que ocupou todas as cadeiras da sala estavam voltados também para duas crianças, uma vestida de verde e a outra de vermelho segurando um coelho azul na mão direita. Os atores do filme – Turma da Mônica: Laços -, Giulia Benite (Mônica) e Kevin Vechiatto (Cebolinha) participaram da abertura. Após a exibição do longa, bateram um papo descontraído com as crianças e adultos presentes.

Para o estudante João Luiz, 11 anos, foi uma noite sensacional. “Apesar de no dia seguinte ter prova no colégio, não poderia deixar de prestigiar esta primeira noite, assistir ao filme e ainda tirar fotos com a Mônica e o Cebolinha. Sempre fui fã das revistas em quadrinhas e dos desenhos. Não perderia essa festa por nada”, disse.

O Circuito é mais um evento realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o patrocínio da Prefeitura de Penedo. O vice-reitor José Vieira agradeceu o apoio de todos para a realização e destacou que estamos reafirmando com as artes que somos um povo livre e que vivemos em uma democracia. “Quero agradecer aos patrocinadores e realizadores. São várias mãos para que ocorra o Circuito. Ver essa sala de exibições repleta de gente mostra esperança. Mostra que a arte, a cultura e a ciência, libertam. Essa junção é um projeto de nação, de liberdade e democracia. E o cinema contribui em levar essa mensagem”, provocou.

O presidente da comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa (ALE), o deputado Marcelo Beltrão (MDB), também veio à Penedo prestigiar o evento. “Estamos presenciando a realização de um grande evento. Não consigo enxergar um estado desenvolvido sem educação e cultura. Somando essas áreas, o desenvolvimento é certo. São convergentes. Dessa forma, parabenizo todos os patrocinadores por investir no presente para colher no futuro. E também cumprimento os realizadores por contribuir com nossa Alagoas”, enfatizou.

Como acontece durante estes nove anos, Penedo recebe dezenas de artistas e realizadores, convidados, pesquisadores, estudantes e espectadores/turistas para acompanhar a programação.

“Nós temos diversas parcerias com a Universidade. E sei que elas vão continuar com os novos reitores. Pois bem, esse festival é um resgate dos grandes festivais e tudo isso tem a participação de Ufal. Tenho muito orgulho de fazer parte!! Quero dizer que fazer cultura e educação não é fácil. Contingenciar recursos para a educação é gastar dez vezes mais para combater a violência mais na frente. Fico feliz pela realização de mais uma edição. Quero agradecer ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Sebrae e Governo de Alagoas, por acreditar neste sonho, para juntos alcançarmos esta festa linda”, encerrou o prefeito Marcius Beltrão.

Infantil

De terça (26) à quinta (28), das 8h às 10h, será realizada a Mostra de Cinema Infantil para crianças de escolas da rede pública de Penedo e região do Baixo São Francisco. Já a partir das 14h, estudantes do ensino fundamental e médio do município irão conferir à 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. As duas mostras terão intérpretes de Libras.

Mostras

Dentro da programação acontecem: 12º Festival do Cinema Brasileiro, 9º Festival do Cinema Universitário de Alagoas, 6ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e 9º Encontro de Cinema Alagoano.

Tudo de graça

O festival da Sétima Arte vai até o dia 1º de dezembro e conta em sua programação com a exibição de 60 filmes, entre curtas e longas-metragens, oficinas, mesas redondas, apresentações de trabalhos, conferências e shows musicais ao término das exibições. Tudo totalmente de graça. A programação acontece na sala de exibições montada na Praça 12 Abril, Theatro Sete de Setembro, Casa de Aposentadoria, auditório do Sebrae, Centro de Extensão Universitária (CEU) e Praça Barão de Penedo.

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e do Sebrae Alagoas.

Clique aqui e acesse o portal do Circuito para mais informações e programação 


Fonte: Ascom Penedo/AL

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]