Dólar com. 5.126
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/11/2019 às 20h00

Cultura

Pinacoteca da Ufal comemora 20 anos de consolidação no Espaço Cultural

Maior espaço expositivo de artes visuais de Alagoas completa duas décadas passando por reformulações

Acervo da Pinacoteca no Espaço Cultural. - Ascom Pinacoteca

A Pinacoteca Universitária comemorou os 20 anos de reinauguração no Espaço Cultural da Ufal na última segunda-feira (25). A mudança permitiu a ampliação da área expositiva do museu, que hoje conta com quase 400m² distribuídos em seus três salões, consolidando o equipamento cultural como o maior espaço de Alagoas voltado à preservação da identidade e da memória das artes visuais. Em 2019, a instituição passa por nova reformulação em virtude da reforma do Espaço Cultural.

25 de novembro de 1999 também é um marco na história da Pina — como carinhosamente é chamada — por ter dado o pontapé inicial para o novo direcionamento institucional, voltado à arte contemporânea. E tudo começou com a exposição Olhar Alagoas, inaugurada nos salões do museu nesta mesma data.

A mostra contou com 42 obras de 20 artistas, e teve o mérito de difundir de forma expressiva as artes visuais do Estado, permanecendo por mais de um ano nos salões da Pinacoteca, sendo consagrada como a mostra temporária que ficou mais tempo em exposição no museu.

De acordo com o diretor-fundador, Rogério Gomes, a exposição foi uma grande oportunidade de apresentar à sociedade alagoana a arte contemporânea e os artistas locais que a influenciariam em âmbito nacional e até internacional. “Nós já tínhamos artistas em Alagoas com visão contemporânea, dentro dessa proposta de arte inovadora do século 20, capazes de prover uma exposição do tamanho, da força e da consistência temática que foi Olhar Alagoas”, disse Rogério.

Em 1999, o Estado enfrentava problemáticas socioculturais destacadas no texto da reabertura do museu pelo então reitor da Ufal Rogério Moura Pinheiro, que reconheceu a importância da Universidade no fomento de espaços que abrigam a arte e a cultura. Uma função que a Pinacoteca cumpre desde então, aproximando milhares de alagoanos a essas duas poderosas ferramentas de transformação social.

O que aconteceu em duas décadas

De novembro de 1999, até os dias atuais a Pinacoteca realizou uma centena de mostras temporárias; passou a promover editais de exposição abertos para todo Brasil, dando oportunidade para artistas consagrados e iniciantes; organizou eventos educativos; integrou circuitos nacionais, como Itaú Cultural e Primavera dos Museus; realizou e foi base para pesquisas acadêmicas; trouxe diversas formas de manifestações artísticas para a sua programação — a exemplo de dança, música, cinema, teatro, entre outras; e, o principal, conquistou, em 2015, um espaço fixo para exposição do acervo do museu, com obras reunidas entre as quase quatro décadas de existência da instituição, que englobam os mais diversos estilos e suportes artísticos.

Hoje, mesmo fechada devido a reforma do Espaço Cultural da Ufal, a Pinacoteca não mede esforços em permanecer realizando o seu papel social: o fomento da cultura e a preservação da memória das artes visuais em Alagoas.

De forma inédita

Se antecipando à comemoração desta data (25), a Pinacoteca levou as obras de seu acervo para fora de Maceió pela primeira vez em julho deste ano. O destino foi o Agreste alagoano, onde foi realizada, na Galeria do Sesc Arapiraca, uma exposição em homenagem a vigenária Olhar Alagoas. O tributo foi batizado de 20 Anos da Exposição Olhar Alagoas: Arte Contemporânea na Pinacoteca da Ufal e contou com 14 obras de dez artistas presentes na mostra original.

A exposição foi considerada um sucesso de público. Abraçou o interior de Alagoas, recebeu grupos de estudantes de, ao menos, 13 municípios do Estado, e chegou ao número de cerca de 2,5 mil visitantes em pouco mais de dois meses. Os resultados são um reflexo dos trabalhos museológicos que visam, também, a formação de público e a educação na instituição.

Pessoas do Agreste, da Zona da Mata, da região metropolitana, capital e do Baixo São Francisco tiveram contato com obras do acervo da instituição que representam o patrimônio artístico e cultural de Alagoas.

Outra ação de destaque da Pinacoteca neste período de reformulação foi o projeto Pina Ilustra, realizado durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A iniciativa teve curadoria do Studio Pau Brasil e promoveu a releitura de um espaço comum em eventos geek e outras edições de Bienais pelo país: o Beco dos Artistas (Artists’ Alley). 

Foram 36 ilustradores e quadrinistas alagoanos que se revezaram entre os nove dias de atividade no evento, atendendo o público, apresentando seus trabalhos e desenhando para o apreço de milhares de visitantes. O projeto ainda contou com oficinas, palestras e mesas redondas ministradas pelos próprios artistas.

A ideia era fazer um diálogo entre a literatura e as artes visuais, valorizando e levando ao conhecimento do público estes artistas locais, além de diversificar ainda mais o acervo museológico da Pinacoteca, bem como atrair os fãs de ilustrações e HQs ao universo do museu, assim potencializando as possibilidades de visitação.

“Como a Pinacoteca funciona no Espaço Cultural da Ufal e ele está em reforma por tempo indeterminado, buscamos parceria para que os alagoanos continuassem tendo acesso ao nosso acervo com a exposição que ficou em cartaz na Galeria do Sesc Arapiraca; e inovamos na Bienal do Livro de Alagoas levando uma releitura do Beco do Artistas, proporcionando aos visitantes um contato com o 'universo' dos quadrinhos e ilustrações alagoanas”, contou Iris Danielle Tenório, atual coordenadora da Pinacoteca. “Além dessas duas exposições, estamos intensificando nossos trabalhos de pesquisa e conservação do acervo, como também planejando os novos rumos deste museu de artes visuais", pontuou.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]