Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
11 de dezembro de 2019
min. 25º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Suspensa divulgação de resultados de provas para cartórios de Alagoas
03/12/2019 às 06h00

Cultura

Capoeiristas recebem Comenda por serviços prestados à cultura alagoana

Sessão solene aconteceu na tarde desta segunda-feira na sede da Câmara de Maceió

Divulgação

Com apresentação artística do Grupo Maculelê do bairro da Pitanguinha, os capoeiristas José Cícero Rocha, Ivanildo Antônio da Silva Santos, o Mestre Besourão, Rogério Cabral de Oliveira e Cícero Virgulino da Silva, o Mestre Virgulino, foram homenageados, nesta segunda-feira (2), com a Comenda Pedro Índio Axé, entregue em sessão solene da Câmara Municipal de Maceió. Iniciativa do vereador Samyr Malta (PTC) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa, a comenda é dada a quem trabalha para o reconhecimento e valorização da prática da capoeira e capoeiristas de Maceió e que efetivamente lutam pela preservação da história cultural de Alagoas.

"Toda vez que um capoeirista vem falar aqui, ele pede licença aos ancestrais pelo respeito que temos a todos eles e pelo que eles representam. Capoeirista é isso. Hoje, agradeço ao vereador Samyr Malta pela sensibilidade e homenagem à capoeira historicamente marginalizada, vítima do racismo institucional", declarou o Mestre Besourão.

Uma das referências da capoeira no estado e lembrado pelas quatro personalidades homenageadas pela Câmara, o Mestre Cláudio também foi convidado para falar.  Mesmo antes de utilizar o microfone do Plenário Vereador Silvânio Babosa, onde a sessão solene aconteceu, o mestre já se mostrou bastante emocionado

"Não consegui segurar as lágrimas porque, como dito pelos mestres, hoje a capoeira entra pela porta da frente de locais como esta Casa, depois de séculos de preconceito por ser, como dizem os racistas, coisa de negro. Graças ao olhar universal da Fundação Municipal de Ação Cultural, a capoeira está nas escolas de Maceió em um projeto que já tem dados frutos no comportamento antes agressivo de crianças e adolescentes e no próprio rendimento escolar", afirmou Mestre Cláudio.

 "Capoeiristas e a capoeira prestam relevante serviço social para Maceió e Alagoas. Por isso, fico extremamente feliz em poder ser o responsável pela homenagem a quatro grandes representantes desse esporte. Demorou um pouco por conta de questões particulares, mas hoje podemos realizar a sessão solene que concede a Comenda Pedro Índio Axé", declarou o vereador Samyr Malta.

PATRIMÔNIO

Em 2014, a capoeira passou a ser reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural da humanidade pela Unesco. Atualmente, 190 países praticam a capoeira e a utilizam como ferramenta sociocultural e pedagógica. Em Maceió, há quatro meses foi levado para oito escolas da rede municipal de ensino o projeto "Ginga Capoeira". O objetivo da Prefeitura é ampliar para 24 o número de unidades escolares da capital.


Fonte: Dicom/CMM

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]