Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
27/12/2019 às 12h10

Cultura

Maceió tem 5 filmes selecionados em festivais nacional e internacional

Rui Palmeira durante lançamento do Edital de Audiovisual de Maceió. - Pei Fon/ Secom Maceió

Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), reforçou o investimento no setor e regulamentou a gestão dos recursos por meio da política de editais. Além da realização de festivais de cultura popular, a gestão municipal fortaleceu o incentivo e fomento à produção audiovisual.

Um dos reflexos deste investimento foi a seleção de cinco produções maceioenses, quatro curtas e um longa-metragem para dois grandes festivais internacionais de cinema: a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, e o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, fazer investimentos por meio de editais que beneficiem artistas locais é uma preocupação da gestão municipal. “Este ano o setor recebeu incentivos inéditos e muito importantes para a produção audiovisual maceioense. Através do edital do audiovisual, com recursos municipais e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), possibilitamos a produção de curtas e longas-metragens, a formação de cineclubes, a realização de festivais, além de ações de capacitação”, ressaltou o gestor.

De acordo com o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, esse foi o maior investimento da história da produção cinematográfica em Maceió. “Só o edital do Município soma R$ 6 milhões em investimentos. Se contarmos ainda a participação do Governo Estadual e do município de Arapiraca, são mais R$ 9 milhões de investimentos inéditos na cadeia produtiva local. Isso é um marco para o cinema alagoano. Ficamos felizes por ser algo que plantamos e que nos atravessará, pois a gestão vai acabar, mas os filmes continuarão sendo vistos.”

Com o Edital do Audiovisual, a Fundação irá viabilizar a produção de 12 curtas-metragens, três longas-metragens, três festivais nacionais de cinema, oito cineclubes e três telefilmes, além de garantir ações de capacitação voltadas ao segmento.

“Acredito que essa demonstração de força da produção e realizações do audiovisual de Maceió está apenas começando a colocar a cara no mundo. Com o resultado do nosso último edital, muito mais é esperado. O aquecimento do setor tem na manga muitas produções com execuções previstas pra o decorrer dos próximos dois anos. E todos derivados apenas do Edital do Audiovisual de Maceió”, destacou o titular da Fmac.

O curta “Como Ficamos na Mesma Altura”, de Laís Araújo, foi o selecionado pelo Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda – um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. Além disso, a cineasta teve o roteiro de “Marina”- contemplado pelo Edital de Maceió –  selecionado pelo Hubert Bals Fund, um Fundo do Festival de Roterdã.

Um longametragem e mais três curtas foram escolhidos para a Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorrerá entre 24 janeiro e 1º de fevereiro de 2020. O longa-metragem “Cavalo”, de Werner Salles e Rafhael Barbosa, estreará no dia 1º de fevereiro em Tiradentes. A dupla de cineastas também é vencedora do Edital de Audiovisual de Maceió com o longa-animação “Utopia”.

Foram selecionados ainda os curtas “A Barca”, de Nilton Resende; “Trincheira”, de Paulo Silver; e Ilhas de Calor, do cineasta Ulisses Artur, do mesmo modo contemplado no Edital do Audiovisual de Maceió com o projeto de longa-metragem “Não Estamos Sonhando”.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]