Dólar com. 5.2616
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão de Segurança Pública ouve Lewandowski nesta terça
08/01/2020 às 23h00

Cultura

Rede de Bibliotecas marca presença em eventos o ano inteiro

A Biblioteca Volante Estação Saber está sempre presentes em eventos culturais. - Arquivo Secom

O Setor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) busca participar do maior número possível de atividades desenvolvidas não apenas pelo órgão, mas também de ações executadas no âmbito do Município. Durante o ano de 2019, o setor esteve presente com atividades diversas, a exemplo de contação de histórias, exibição de filmes e documentários, debates, pinturas e saraus, tanto para o público externo quanto para o interno. Para esse ano, o planejamento é manter o ritmo para mostrar a participação cultural da Semed em todos os eventos possíveis.

A Estação Saber, biblioteca móvel da Semed, instalada em um ônibus adaptado, em 2019 esteve presente nos festivais literários do Conjunto Graciliano Ramos, o Fligraça, em abril, com contação de histórias e exibição de filmes. Em agosto, foi a vez da participação na Feira Literária de Fernão Velho, a Flifev e, em novembro, a Feira Literária do Pontal, Flipontal.

A chefe da Rede de Bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, explicou que o setor reconhece a importância do setor na formação dos alunos da rede municipal de ensino, motivo pelo qual sempre está presente nos eventos. Tanto é assim que a Estação Saber é presença constante em outra iniciativa, o programa Lagoa Aberta, promovido de forma conjunta por diversos órgãos. “É um evento que acontece no primeiro domingo de cada mês e, pela necessidade daquela população localizada próximo à Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, participamos de seis edições do programa. Estivemos ausentes apenas no período da Bienal Internacional do Livro, em novembro”, explicou Janaína.

O projeto Mundaú Lagoa Aberta tem a proposta de fechar a orla lagunar, nas proximidades do Monumento ao Milênio aos domingos, liberando-a para as pessoas, especialmente os moradores da região, para que possam ocupar esse espaço para prática de lazer a atividades culturais.

Assistência em Ação

A biblioteca volante da Semed também marcou presença no ano passado nas edições do programa Assistência em Ação, a antiga Feira de Serviços da Prefeitura, promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social em diversos bairros da capital, com a participação das secretarias municipais.

Na atividade, diversos programas do município são levados para mais perto da comunidade. A Semed também levou a Estação do Saber para as edições da Semana do Bebê, estratégia de mobilização social realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), na qual ofereceu uma importante contribuição. “Durante a Semana do Bebê, promovemos a troca de brinquedos, o que proporcionou muita alegria junto aos pequenos”, disse Janaína Tenório.

Mas a Biblioteca Carlos Moliterno, localizada na sede da Semed, também contou com uma agenda interna de atividades. Durante o ano foram promovidas dez sessões dentro do programa Cineteca, na qual são exibidos filmes na própria biblioteca, com a participação de alunos das escolas da rede de ensino da capital. “Nessa modalidade, apresentamos o filme de acordo com a faixa etária, depois conversamos sobre a temática do filme e incentivamos atividades complementares, como a pintura”, contou Janaína. Para criar o clima mais próximo possível das exibições nas salas de projeção, durante o Cineteca os pequenos são recebidos com pipoca, refrigerante e suco.

Os servidores da Semed também são contemplados no planejamento da Biblioteca Carlos Moliterno. “Realizamos os saraus literários, que representam um momento cultural para os nossos servidores, que podem sair um pouco do seu ambiente de trabalho para se juntar aos colegas de outros setores, se distrair um pouco, num momento cultural”, finalizou a chefe da Rede de Bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, que conta com três bibliotecários e outros sete técnicos para atender a todas as demandas da rede de ensino da capital.


Fonte: Ascom Semed

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]