Dólar com. 5,218
IBovespa 2,00
05 de agosto de 2020
min. 22º máx. 27º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Caixa manterá calendário de saque do FGTS mesmo após fim da MP 946
13/01/2020 às 21h30

Cultura

Exposição Preciosa apresenta peças de artesãos alagoanos a partir de quarta (15)

Evento ficará aberto ao público até o dia 16 de fevereiro, no Parque Shopping; serão 75 peças expostas de 18 diferentes artistas renomados do Estado

Artesão e mestre Valmir, em um momento de produção - Itawi Albuquerque/Agência Alagoas

As peças dos mestres artesãos alagoanos, conhecidas pela singularidade e representação da cultura e história de cada região do estado, vão se tornar, pela primeira vez, acervo do Governo de Alagoas. Para marcar o início da elaboração do acervo, o programa Alagoas Feita à Mão apresenta, a partir desta quarta-feira (15), no Parque Shopping, a Exposição Preciosa com 75 peças de 18 Mestres renomados.

Conduzida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), responsável também pela realização e curadoria do evento, a exposição ficará aberta ao público até o dia 16 de fevereiro, no piso L2, no espaço ao lado da loja Le Lis Blanc. Após essa data, as peças seguirão exibidas ao público de forma permanente no Museu Palácio Floriano Peixoto.

As produções mostram a pluralidade do estado, tão diverso e singular. É direto da exposição que essas histórias serão contadas através das talentosas mãos dos artesãos, que vem do Muquém, em União dos Palmares, da Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, de Lagoa da Canoa e outros municípios.

“Nos preocupamos em buscar peças características de diferentes lugares, representando cada canto do estado. Essa exposição é um marco para nossa cultura e mostra para todo o Brasil que valorizamos e reconhecemos a riqueza da nossa terra. Vista de um macro contexto, somos fundamentais na tessitura da trama da identidade brasileira”, pontua Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato.

A exposição, que marca o início da produção de um acervo próprio do Governo de Alagoas, será formada pelas mãos dos mestres: Dona Irinéia, João das Alagoas, Pedrocas, Arlindo Monteiro, Antônio de Dedé, Vânia Oliveira, Nelson da Rabeca, Maria Severiano, André da Marinheria, Aberaldo, Chico Cigano, Sil, Raimundo, Mestre Resêndio, Marinalva, Zezinho, Valmir e Maria de Lourdes.

“O Estado ainda não possuía um acervo dos mestres do artesanato alagoano, mas, agora, através do programa Alagoas Feita à Mão, ele está disponível para a população. O que queremos é muito mais do que salvaguarda um patrimônio cultural e artístico, é valorizar o trabalho desses homens e mulheres que são as maiores expressões da arte popular de Alagoas. A exposição abre um novo caminho para que os alagoanos conheçam e tenham mais orgulho da arte moldada pelas mãos simples do povo dessa terra”, afirmou a primeira-dama Renata Calheiros.

Exposição Preciosa

Data: 15 de janeiro a 16 de fevereiro

Hora: 10h às 22h

Local: Parque Shopping – Piso L2, no espaço ao lado da loja Le Lis Blanc


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]