Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
18/01/2020 às 10h15

Cultura

Abertura da Batucada Literária movimenta bairro do Jaraguá

Em Jaraguá, abertura da Batucada Literária atraiu um grande público. Foto: Átila Vieira - Secom Maceió

Quem prestigiou a IX Bienal do Livro de Alagoas sabe bem que o evento foi um sucesso de público e de qualidade. O mesmo aconteceu com a edição mais recente do Natal dos Folguedos, que superou todas as expectativas e presenteou Maceió (e seus visitantes) com uma programação repleta de cultura popular.

A Batucada Literária, iniciada na noite desta sexta-feira (17), no tradicional bairro do Jaraguá, foi idealizada com o intuito de promover, em um mesmo espaço, a junção da Bienal do Livro com o Natal dos Folguedos, realizados na capital alagoana no segundo semestre de 2019.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, a Batucada está apenas abrindo a programação cultural de verão do bairro, que deverá receber outros eventos até o Carnaval.

“É uma festa pensada, sobretudo, para a ocupação do bairro, que está recebendo os talentos da terra e muita produção literária, até este sábado. E a festa aqui no Jaraguá vai até os festejos carnavalescos, atraindo muita gente às ruas históricas”, disse.

Elvira Barreto, diretora da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), vê a Batucada Literária como mais uma ação voltada à comunidade, o que reafirma o compromisso da instituição com as atividades de extensão, um dos pilares do ensino superior público e de qualidade.

“Ao promover este evento, a Universidade cumpre a função de desenvolver iniciativas que estejam em diálogo com a sociedade, que ultrapassem os muros da instituição. E vale salientar que a própria sociedade demanda iniciativas ousadas, inovadoras”, destacou a diretora

Após a solenidade de abertura, que contou com as presenças do presidente Vinicius Palmeira e da reitora Valéria Correia e com a apresentação musical da cantora Wilma Araújo, o evento agitou a Rua Sá e Albuquerque com as participações do Bumba Meu Boi Bumbá Alagoano, dos maracatus Baque Alagoano e AfroCaeté e do bloco Pinto da Madrugada.

A atriz Ivana Iza, que estava acompanhando de perto a movimentação na Praça Dois Leões, não escondeu o entusiasmo. “Para mim, isso é uma felicidade como artista e como cidadã alagoana. É uma alegria imensa e contagiante. As pessoas estão felizes aqui, ocupando espaços públicos. E o Jaraguá anseia por essas pessoas, assim como essas pessoas anseiam por ele“, enfatizou.

E neste sábado, a programação da Batucada Literária acontece, das 10h às 22h, em diversos pontos da Rua Sá e Albuquerque. Entre os espaços onde o evento está sendo realizado estão o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Associação Comercial de Alagoas. Confira aqui a programação completa.

Giro dos Folguedos

A partir das 16h deste sábado, a programação da Batucada Literária contará com uma edição especial do projeto Giro dos Folguedos, em que grupos da cultura popular de Alagoas realizam apresentações simultâneas sobre tablados. Confira aqui a programação completa do Giro dos Folguedos.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]