Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
03/02/2020 às 18h00

Cultura

Imprensa Graciliano Ramos e Hucitec lançam o livro Veredas do Tempo nesta terça-feira (4)

Obra traz uma antologia de artigos do autor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal; textos foram escritos ao longo dos últimos 20 anos de sua carreira acadêmica

Obra traz uma antologia de artigos do autor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal - Divulgação

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a editora paulista Hucitec lançam o livro Veredas do Tempo - Ensaios analíticos de economia e administração política - de autoria do professor e economista Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A noite de autógrafos será realizada na próxima terça-feira (4), a partir das 19h, no restaurante Bodega do Sertão, em Maceió. O evento é aberto ao público.

Veredas do Tempo traz uma antologia de artigos, relatos, pesquisas e conferências produzidas dos anos 2000 até os dias atuais, apontando para as mudanças de perspectivas da análise do economista sobre os cenários econômicos e políticos do país. A obra, dividida em quatro partes, com 31 capítulos, reúne textos publicados em sites e revistas especializados, mas com uma linguagem acessível ao grande público. A obra é fruto de uma parceria editorial entre a gráfica e editora do Estado com a editora paulista, vencedora do Prêmio Jabuti de 2019. 

“Os ensaios escritos pelo professor Fábio Guedes Gomes nos apresentam um intelectual – não apenas um economista – que possui duas características fundamentais: o apreço pela História do Pensamento Econômico como fonte de inspiração e de raciocínio crítico para entender o funcionamento das economias modernas e, particularmente, da economia brasileira. Mas revelam também a sua adesão, tanto no plano intelectual, como no campo político, ao Desenvolvimentismo, o qual não é apenas uma doutrina ou escola de pensamento, mas uma das formas de organização do capitalismo”, afirma o economista José Luis Oreiro, professor da Universidade de Brasília (UnB), pesquisador sênior do CNPq e líder do grupo de pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. Ele é o autor do prefácio do livro Veredas do Tempo.

Sobre Fábio Guedes Gomes

Fábio Guedes Gomes é Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade federal de Alagoas (UFAL). Ensina nos cursos de Graduação e Mestrado em Economia. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Autor de livros como Outro Modo de Interpretar o Brasil: ensaios de administração política (2017), Ensaios sobre o Desenvolvimento e a Economia Política Contemporânea (2014), O Livre Pensamento nos Fóruns Sociais: teoria social crítica e economia política contemporânea (2011) e (Des)Ordem e Regresso: o período de ajustamento neoliberal no Brasil, 1999-2000 (2009). Gomes atualmente é diretor-presidente da Fapeal, vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e membro Associado do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para Desenvolvimento (Cicef).


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]