Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/02/2020 às 16h49

Cultura

Teatro Deodoro é o Maior Barato: 21ª edição está com inscrições abertas até o dia 21

Arquivos e informações solicitados devem ser enviados para o e-mail [email protected]

Teatro Deodoro chega a 21ª edição com inscrições até 21 de fevereiro - Jorge Vieira/Divulgação

Um dos editais mais esperados por artistas alagoanos, o Teatro Deodoro é o Maior Barato, chega a sua 21ª edição com as inscrições abertas. O processo é todo online. Neste link: http://www.diteal.al.gov.br/teatro-deodoro-e-o-maior-barato-21a-edicao-2020/ estão disponíveis o edital e a ficha de inscrição para download. Os arquivos e informações solicitados devem ser enviados para o e-mail [email protected] até o dia 21 deste mês.

Após a inscrição, vem a fase de habilitação dos documentos, feita pela Coordenação Jurídica da Diteal. O edital exige que as propostas sejam enviadas por pessoas jurídicas de natureza artística-cultural e pede o envio dos seguintes documentos: cópia do cartão do CNPJ, ou outro documento, para comprovar que a empresa está ativa no território nacional; cópia de RG e CPF do responsável pela pessoa jurídica e comprovação da natureza cultural da pessoa jurídica.

“Essa exigência de Pessoa Jurídica é uma forma de dar mais segurança ao processo, estimular os grupos para que se profissionalizem e também contribuir para que os artistas locais adquiram experiência para participar de editais nacionais. A pessoa jurídica pode ser MEI e os documentos solicitados na inscrição são emitidos pela internet”, explica a coordenadora jurídica da Diteal, Rosalívia Paz.  

Dúvidas sobre a documentação podem ser esclarecidas pelo Departamento Jurídico da Diteal, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, presencialmente ou por telefone (82) 3315-5660.

Os selecionados recebem toda a estrutura da Diteal para a realização dos espetáculos. Funcionários da iluminação, do som, da cenotécnica e da assessoria de imprensa, além do local para ensaio e vendas dos ingressos são alguns serviços disponibilizados gratuitamente pela Diteal aos participantes do Maior Barato.

Para que a equipe da Diteal cumpra com a proposta artística do espetáculo, são solicitadas informações, como plano de luz e rider de som. Currículo do artista, fotos, release do espetáculo, ficha técnica, classificação indicativa e tempo de duração também são informações importantes exigidas no edital.

No caso das artes cênicas, é necessário comprovar que o texto está devidamente autorizado pelo SBAT – Sociedade Brasileira de Autores www.casadoautorbrasileiro.com.br/sbat. Caso o texto não seja autoral, é preciso apresentar documento, autenticado em cartório, com autorização do dramaturgo ou comprovante de que a obra é de domínio público, se for o caso.

Em relação à música, além do plano de luz, rider de som, currículo do artista, fotos, release do espetáculo, ficha técnica e tempo de duração, são solicitados também mapa de palco e envio de duas músicas autorais.

É preciso ainda comprovar autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em relação ao repertório do show. O próprio autor das composições é quem pode liberar os direitos autorais, porém é necessário enviar para o Ecad as informações de liberação para que seja emitida autorização do show.

O Ecad pede cópias autenticadas do RG e CPF, além do envio do formulário preenchido. As dúvidas podem ser tiradas pela internet acessando o ecard.org.br ou no escritório do Ecad em Maceió, que funciona na Avenida Comendador Leão, 972, Poço. O representante em Alagoas é o Gerson Santana e o contato (82) 3034-5015.

Caso o repertório não seja autoral, o proponente deve trazer documento, autenticado em cartório, com autorização do compositor ou ainda comprovante de que a obra é de domínio público.

Os inscritos também devem comprovar que os profissionais envolvidos possuem DRT ou autorização junto ao Sindicato dos Artistas e Técnicos dos Espetáculos de Diversões no Estado de Alagoas (Sated/AL), porém, neste caso, a Diteal tem uma parceria com o sindicato com o objetivo de facilitar o acesso dos artistas ao palco centenário do Deodoro.

O interessado procura o Sated e informa que a solicitação da Autorização Especial é para a inscrição no edital do Teatro Deodoro é o Maior Barato. Com a parceria da Diteal e Sated, essa autorização, que geralmente custa R$ 650, sai de graça para o grupo, CIA ou artista individual. O presidente do Sated em Alagoas é o José Vieira e o contato (82) 98864-2422.

A Gerência Artística e Cultural da Diteal está à disposição para tirar dúvidas sobre o edital de segunda a sexta, das 9h às 14h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, presencialmente ou por telefone (82) 3315-5665.

Não é pago cachê nem ajuda de custo, porém os artistas recebem borderô. Os espetáculos selecionados receberão 100% do borderô de sua apresentação se atingirem 100% dos ingressos vendidos, 90% do borderô a partir de 301 ingressos vendidos e 80% do borderô, atingindo uma meta inferior de 300 ingressos vendidos. Essa variação é uma forma de estimular os participantes a participar efetivamente da venda de ingressos, contribuindo também para a formação de plateia.

Para muitos artistas alagoanos, se apresentar no palco do Deodoro é a realização de um sonho e o edital do TDMB busca democratizar o espaço, considerado templo das artes de Alagoas. E não é para menos, são 109 anos de história, em um lugar onde a cultura respira e inspira. Grandes nomes e diversas plateias já passaram por esse teatro centenário.

A cada vez que a cortina se abre, a magia acontece e um mundo de possibilidades passeia entre o real e o imaginário. Neste contexto, o Teatro Deodoro é o Maior Barato se faz o projeto mais importante da casa porque oportuniza a nossa produção a ocupar o seu devido espaço e a nossa plateia a prestigiar a sua cultura, despertando o sentimento de pertencimento e fortalecendo a identidade alagoana.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]