Dólar com. 5.2417
IBovespa 0.58
19 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Comissão do Senado aprova aumento de salários de juízes e promotores
20/05/2020 às 19h00

Cultura

Museu Théo Brandão lança tour virtual

O projeto é uma realização do Núcleo Zero

Divulgação

 Nesse tempo em que é preciso ficar em casa e quase tudo é feito a distância, mas do que nunca o acesso à cultura e ao entretenimento se faz necessário. Ver lives de artistas e visitar bibliotecas e museus pela internet são atitudes adequadas para o momento. O Museu Théo Brandão (MTB), equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas(UFAL), não poderia ficar de fora dessa tendência e oferece ao público um tour virtual pelas salas das exposições.

A partir de agora, você poderá visitar o MTB sem sair de casa. É só acessar a página do Museu (http://www.mtb.ufal.br/pagina/54/TOUR-VIRTUAL). Para o diretor do MTB, Victor Sarmento, a visita pela internet é uma forma de ampliação da experiência museal. “Nesse momento, em que a pandemia está estabelecida, é também um modo de continuar uma ligação entre o público, o museu e consequentemente a cultura alagoana”.

A realização desse projeto surgiu da parceria com a empresa de Comunicação Núcleo Zero, cujo trabalho nas áreas de audiovisual, publicidade e editorial e mídias interativas tem se voltado para a cultura alagoana em diversos documentários, curtas metragens de ficção e animações. De acordo com o diretor de criação da Núcleo Zero, Werner Salles, a empresa, que tem mais de quinze anos, passou também a experimentar novas tecnologias para expandir as possibilidades narrativas.

O Núcleo Zero foi pioneiro na realização de espetáculos de projeção mapeada com conteúdo histórico e cultural no estado, e se especializou em produção de conteúdo digital para museus e exposições, utilizando técnicas como a realidade aumentada. “Novamente de forma pioneira, ao desenvolver nossa mais recente pesquisa com realidade virtual, o Núcleo Zero homenageia a cultura e a identidade alagoana ao proporcionar uma visitação em 360 graus ao Museu Théo Brandão", disse Werner.

A museóloga do MTB, Hildênia Oliveira, salientou que a realização do tour virtual veio na melhor época possível. “Está acontecendo quando a maioria das pessoas têm mais necessidade de visitar museus porque estando em isolamento, a tendência é valorizar mais os aspectos do cotidiano. No cenário de Alagoas, o Museu Théo Brandão está na vanguarda ao apresentar o seu circuito museológico virtualmente para o público. Esse tour vem para mostrar que o Théo Brandão, mesmo em tempo de pandemia, não perdeu o contato com o público, ainda que de forma virtual, abrindo suas portas, agora, para o mundo inteiro. Será uma experiência nova, inclusive, até para quem já trabalha no museu porque o verá de um ângulo diferente”, disse a museóloga.


Fonte: Ascom MTB

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]