Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
10/06/2020 às 18h05

Cultura

Comitê de Crise da Cultura discute critérios para recebimento do auxílio emergencial

Grupo se reuniu para discutir PL 1075/2020

Divulgação

Na tarde dessa terça-feira (9), aconteceu a segunda reunião virtual do Comitê de Crise da Cultura, que reúne entidades representativas dos diversos setores culturais de Maceió, para encontrar saídas para os desafios diante da pandemia de Covid-19. Dessa vez, a discussão foi focada no Projeto de Lei 1075/2020, que cria a Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc, já aprovado pela Câmara e pelo Senado.

A Lei, entre outros impactos, estende à classe artística e aos trabalhadores da cultura o direito de receber o auxílio emergencial no valor de R$ 600. O Comitê de Crise da Cultura foi criado no dia 18 de maio, por iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e selecionou seus componentes por meio de chamada pública.

Na reunião, o PL da Lei Aldir Blanc foi apresentado aos membros do Comitê, que iniciaram o debate discutindo item por item e projetando os critérios para o recebimento do auxílio. A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que coordenará o processo de divisão dos recursos, já começou a realizar o cadastro dos artistas.

O Comitê de Crise da Cultura é composto por todos os conselheiros do CMPC, titulares e suplentes, além de entidades e instituições de representação artística coletiva, a exemplo do recém-fundado Fórum da Música de Maceió. “Esta nova instituição vem em um momento em que se posicionar é essencial. Quem trabalha com cultura, durante a pandemia, tem sua renda praticamente zerada. Isso justifica o auxílio”, disse Filipe Mariz, um dos organizadores do Fórum.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]