Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/09/2020 às 17h30

Cultura

Circuito Penedo de Cinema divulga filmes selecionados; confira a lista

Foto: Renner Boldrino

O Circuito Penedo de Cinema divulgou, ontem (1º), os filmes selecionados para as mostras que integram o evento. A lista pode ser conferida no site. Nesta edição comemorativa de 10 anos, o festival bateu recorde de inscrições, com mais de 800 proponentes. O Circuito acontece de 23 a 29 de novembro na cidade histórica de Penedo (AL).

Os realizadores selecionados devem enviar, até o dia 25 de setembro, uma cópia em HD do filme para o e-mail respectivo a cada mostra. Nesta edição os filmes serão exibidos na plataforma do Circuito Penedo de Cinema, além das sessões abertas ao público respeitando todo protocolo de segurança. Assim, tanto o público já habituado com o evento quanto aqueles que nunca puderam ir à mostra poderão desfrutar de uma vasta programação gratuita. 

Na programação serão exibidos 74 filmes, distribuídos nas mostras: Festival de Cinema Brasileiro, Festival de Cinema Universitário, Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental e Mostra de Cinema Infantil.

SELEÇÃO DOS FILMES – Cada mostra contou com uma curadoria diferente. Os responsáveis pelo Festival do Cinema Brasileiro foram o realizador e pesquisador Nuno Balducci; o crítico e pesquisador de cinema Ricardo Lessa; e a cineclubista e fundadora da Mostra Ebgbé, Luciana Oliveira. A curadoria do Festival Universitário foi feita pela produtora e pesquisadora Maysa Santos; pelo jornalista Felipe Guimarães; e pela roteirista e diretora, Elizabeth Caldas.

A comissão de seleção da Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental foi composta pelos pesquisadores Guilherma Demétrio e Taciana Kramer e pela professora, cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão. Já os filmes da Mostra Infantil foram selecionados pelos professores Marcos Sobral, Camila Porto, Joseane do Espírito Santo, Milena Dutra e Rosemeire Secco.

De acordo com Ricardo Lessa, curador da mostra Festival de Cinema Brasileiro, a escolha curatorial buscou contemplar a pluralidade e questões cruciais de nosso tempo, com destaques temáticos para o racismo e LGBT+. “O perfil do Circuito, hoje, é de amplificar as possibilidades sensíveis e políticas do que se faz dentre os filmes inscritos. Se foi uma seleção plural é porque antes de tudo os filmes possibilitaram por si mesmos uma comoção, uma partilha sensível ante os espectros do mundo que eles buscaram transmitir”, conclui.

SOBRE O CIRCUITO – O Circuito Penedo de Cinema chega à sua 10ª edição, em formato híbrido (online e presencial), de 23 a 29 de novembro em Penedo (AL). O evento é realizado pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Apoiam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.


Fonte: Ascom Ufal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]