Dólar com. 4.9991
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
29/10/2020 às 11h22

Cultura

Edital Mestra Hilda: Fmac seleciona projetos culturais de interesse coletivo

Inscrições prosseguem até 27 de novembro pela Internet

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (28), o Edital de Chamamento Público Mestra Hilda – Cultura em Movimento 2020, que irá selecionar organizações da sociedade civil para a realização de projetos culturais de interesse coletivo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de novembro, exclusivamente pela Internet, e fazem parte das ações de atendimento ao setor cultural de Maceió, previstas na Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Cada proposta receberá o valor de R$ 50 mil, de acordo com a ordem de classificação no edital. Serão selecionados 40 projetos apresentados pelos segmentos culturais integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, com prioridade para as ações que possam ser transmitidas pela Internet ou disponibilizadas nas redes sociais e outras plataformas digitais.

As propostas que contemplam a execução de ações presenciais devem obedecer às exigências previstas nos decretos estadual e municipal, relativas à pandemia da Covid-19, e os protocolos sanitários em vigor.

Podem participar do Edital Mestra Hilda – Cultura em Movimento organizações da sociedade civil sem fim lucrativos que exerçam atividades culturais ou projetos de interesse público e de cunho cultural na cidade de Maceió.

O edital completo e seus anexos se encontram no website da Fundação Municipal de Ação Cultural http://www.maceio.al.gov.br/fmac/observatorio-de-editais/ ou no Diário Oficial de Maceió http://www.diariomunicipal.com.br/maceio/. Para participar, o proponente deverá preencher o formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://bit.ly/editalmestrahilda. É necessário possuir ou criar uma conta no Google (Gmail).

A Fundação disponibilizará um funcionário para auxiliar idosos, pessoas com deficiência ou que não saibam ler e escrever para o preenchimento do cadastro. Os documentos devem estar digitalizados em formato PDF em pen drive ou e-mail.

O atendimento presencial deverá ser agendado previamente pelo telefone (82) 3312-5820 e será realizado de 28 de outubro a 26 de novembro de 2020, das 9h às 14h, na sede da Fmac, situado na Avenida da Paz, 900, em Jaraguá. O uso de máscara de proteção individual é obrigatório.

Mestra Hilda

O Edital Cultura em Movimento presta uma homenagem à Hilda Maria da Silva, a Mestra Hilda, reconhecida pelo seu saber popular e por coordenar os folguedos Pagode Comigo Ninguém Pode e as Baianas por mais de 46 anos, tornando-se referência na dança do pagode ou coco de roda. Natural de Rio Largo, sua aproximação com as manifestações culturais teve início ao 11 anos. Ao longo da vida participou de diversos folguedos, como o Guerreiro, Chegança, Baianas e o Coco de Roda.

Em sua longa trajetória, Mestra Hilda levou sua alegria a diversos lugares, sendo tema de estudos, pesquisas, documentários e atividades culturais. Faleceu aos 89 anos, deixando seu legado cultural no bairro da Chã de Bebedouro e na memória do povo de Maceió.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]