Dólar com. 5.2864
IBovespa 0.58
16 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Setur divulga lista de municípios validados no Mapa do Turismo Brasileiro
21/11/2020 às 12h40

Cultura

Sociedade Brasileira de Cardiologia inaugura mural "No Coração dos Trópicos"

Pintura tem 6,3 m de largura por 1,8 m de altura, e é obra do artista plástico paraibano Flávio Tavares de Melo

Assessoria

Na noite desta sexta-feira (20), a Sociedade Brasileira de Cardiologia inaugurou em sua sede, no Rio de Janeiro, um mural que retrata mais de um século da prática e do desenvolvimento da cardiologia no Brasil. Grandes nomes da especialidade, ex-presidentes e membros do Conselho Consultivo Permanente da entidade estavam presentes na solenidade: José Antônio Franchine Ramires, Antônio Carlos Palandri Chagas, Jorge Guimarães, Jadelson Pinheiro de Andrade, além do atual presidente, Marcelo Queiroga; do doutor Fábio Jatene,  do Instituto do Coração de São Paulo e do Dr. Fausto Pinto, presidente da World Heart Federation e diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa.

A pintura “No Coração dos Trópicos” é um conjunto de três painéis de acrílico sobre tela justapostos, de 6,3 m de largura por 1,8 m de altura, do artista plástico paraibano Flávio Tavares de Melo, que conta o esforço de homens e mulheres que fundaram e construíram uma das mais respeitadas cardiologias do mundo. O mural retrata a cardiologia brasileira, com suas influências no exterior e diálogos com ícones da medicina do fim do século XIX até os dias atuais, destacando-se Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Miguel Couto, Dante Pazzanese, Luiz Décourt, Magalhães Gomes, Adib Jatene, Euryclides Zerbini e outros tantos, que muito contribuíram para a evolução da medicina no Brasil, pintados num cenário tropical.

Flavio Tavares criou um conjunto de ambientes que se alternam entre a paisagem amazônica, o pavilhão mourisco da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), rios, o sertão, casas de taipa, que recebiam visitas de médicos e pesquisadores em busca de pacientes e de material para a cura a partir das mais diversas terapias, e o edifício do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“Essa obra faz um tributo a uma geração de ouro, que propiciou um dos orgulhos da medicina nacional, e imortaliza a cardiologia como ciência em uma sinfonia de cores, que ganha vida com a inspiração e o estilo ímpar desse mestre da pintura”, destaca o presidente da entidade, Marcelo Queiroga.

“No Coração dos Trópicos” integra o projeto “Memória da Cardiologia Brasileira”, que teve início em agosto passado, com a inauguração do painel que mostra a cronologia dos marcos científicos da especialidade no país, na sede carioca da SBC, quando foi celebrado o Dia do Cardiologista e os 77 anos da entidade.

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.



Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]