Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
21/11/2020 às 21h00

Cultura

Rosangela Moro relata em Os dias mais intensos sua percepção de tudo o que acompanhou ao lado do marido

Divulgação


Muito se especula sobre a vida pessoal do ex-ministro Sergio Moro, um dos principais personagens da história recente do Brasil e responsável pela maior operação anticorrupção do país. Com um estilo reservado e discreto, Moro se tornou uma figura pública que causa alvoroço por onde passa. Com um olhar privilegiado de quem acompanhou de perto os principais momentos da carreira do ex-magistrado, Rosangela Moro compartilha diálogos, percepções e as mudanças na rotina da família em períodos em que o marido esteve no comando da Lava Jato e foi ministro da justiça do governo Bolsonaro.

O casal se conheceu na década de 1990 na Faculdade de Direito de Curitiba, quando Rosangela era graduanda e Sergio Moro um jovem professor recém-contratado para assumir a cadeira de Direito Constitucional. A autora narra no livro o início da vida do casal em Cascavel, interior do Paraná, para onde se mudou quando Moro assumiu o posto de juiz federal. Desde então, tentando equilibrar os papéis de mãe de dois filhos, advogada dedicada à prestação de serviços para as Apaes e de esposa, Rosangela acompanha a rotina da família se modificar a cada dia. Em 2007, após o juiz dar ordem de prisão a um traficante de drogas e à sua esposa, a Polícia Federal precisou designar uma equipe de escolta para os Moro. Esse foi o primeiro grande desafio da família.

Em Os dias mais intensos, Rosangela resgata alguns momentos marcantes da Operação Lava Jato como o dia em que Lula foi preso e o áudio do telefonema entre o ex-presidente e a então presidenta Dilma repercutiu país afora. No capítulo 'Tchau querida', ela revela que Moro estava jogando basquete com os filhos enquanto o Brasil parava na frente da televisão. "Sergio Moro é assim: quando ultrapassa o momento reflexivo para tomar uma decisão, ele vira a página e espera pelo próximo capítulo, sabendo de todas as consequências que suas escolhas podem surtir. Eu nunca o vi remoendo decisões ou pensando, a posteriori, se poderia ter agido de outra maneira", ela conta no livro.

Sobre a passagem de Moro ao ministério da justiça, Rosangela cita a esperança sentida no início do mandato de Jair Bolsonaro, a quem se refere como um "outsider, que se propunha a mudar os rumos do país", mas revela que depois das 'frituras' de Sergio no governo começou a ver o cenário com outros olhos. "Meu marido sentia que suas pautas eram órfãs do Governo, o que confessava a mim, e seguiu em frente até o limite do que, para ele, seria aceitável. Se fosse subordinado à vontade de alguém, ele não teria condenado pessoas poderosas como fez. Eu não sei dizer o motivo de o Planalto não encampar o que Moro defendia: se era para evitar o protagonismo dele na agenda anticorrupção ou se era porque não queria que a pauta avançasse. O Governo se aliou a pessoas que não têm um currículo exemplar e a pauta anticorrupção poderia não ser mais interessante para eles", ela conta.

No livro, Rosangela também critica a posição do governo com relação à pandemia, afirmando tratar-se de uma atitude negacionista com relação à gravidade do problema com a qual não concorda e reflete sobre as ofensas intensificadas que a família passou a sofrer após a saída do marido do ministério. De acordo com ela, "antilavajatistas somam-se aos bolsonaristas para criticar a todos nós, como se o culpado de um assassinato fosse quem descobre o cadáver, e não o seu assassino".

Sobre a autora
Nascida em 28 de maio de 1974, Rosangela Wolff Moro é filha de uma professora e de um mestre de obras que não pouparam esforços para a educação dos filhos em excelentes escolas em Curitiba. Cursou a Faculdade de Direito de Curitiba, especializando-se em direito publico, ramo no qual atua até hoje. Casada com Sergio Moro, acompanhou-o em sua trajetória de magistrado pelo interior do Paraná e de Santa Catarina até 2003, quando fixou novamente residência em Curitiba. Identificou-se com o movimento das APAEs e com as associações de pessoas com doenças raras e vem prestando serviços jurídicos para esse segmento. Publicou dois livros: Regime Jurídico das Organizacões da Sociedade Civil, de 2014, e Doenças Raras: Entender, Acolher e Atender, de 2020. Fez pós-graduação em Direito Tributário na Universidade de Joinville. Tem dois filhos.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]