Dólar com. 5.1668
IBovespa 0.58
23 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias
23/11/2020 às 19h30

Cultura

Joana Gajuru entra em cena no aniversário de 110 anos do Teatro Deodoro

Integrantes da associação teatral contam história do grupo, que tem 25 anos de atividades, e falam de sua ligação com o palco centenário

A estreia do Joana Gajuru será nesta terça-feira (24), com o terceiro vídeo do projeto “Teatro Deodoro: 110 anos” - Ascom Diteal

sua proposta inicial de levar a arte alagoana aos mais diversos polos do país. O grupo mescla profissionais do teatro, com grande experiência e iniciantes. Com um vasto repertório, entre os espetáculos encenados estão Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia; O Alto da Lapinha Mágica; Olê Olê Gajuru o Guerreiro é Você; História da Moça Preguiçosa; Fome Come; Versos de Um Lambe Sola; Bem me Quer e Senti(R); além de A Farinhada, o maior sucesso de público e de crítica de teatro em Alagoas.

O grupo estreia, nesta terça-feira (24/11), o terceiro vídeo do projeto “Teatro Deodoro: 110 anos”, que conta com uma série de nove produções audiovisuais de artistas e grupos alagoanos, entre teatro, dança e música, falando sobre sua trajetória e a relação especial com o palco centenário, cujo aniversário ocorreu no último dia 15. Para assistir ao vídeo do Joana Gajuru, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=jVTn_mxf2bY&ab_channel=TeatroDeodoro . 

“A Associação Cultural Joana Gajuru é um grupo que existe e persiste nessa estrada há exatos 25 anos de luta e que pisamos neste palco, de comemoração e de grande amor. Aqui, pisaram vários integrantes do Joana Gajuru que já não existem conosco, mas a lembrança deles sempre vai estar aqui. Nós tivemos a grata satisfação de ter duas sessões com casa lotada que, na época, foi um grande feito histórico. Essa casa que nos acolhe, é nossa mãe, de todos os artistas, queremos ter o reconhecimento e o carinho da mãe. Esse teatro é um grande solo sagrado e nós agradecemos cada um que compõe esse lugar, cada técnico, cada diretor. A gente sabe que tudo isso não podia estar vivo sem que essas pessoas existissem também. Então, a existência desse teatro é a resistência de pessoas que acreditam nele, que por isso estão aqui, e trabalham com todo amor para que ele continue. Nós agradecemos nesses 110 anos a esse ato de existir, mas principalmente a todas as pessoas que deram um pouco de sua vida para que esse teatro persistisse”, afirma Waneska Pimentel, atriz e produtora no vídeo.

Além das entrevistas de Waneska Pimentel e Reginaldo Meneses, o vídeo apresenta cenas dos espetáculos Verso de Um Lambe Sola, inspirado nas poesias “matutas” de Sêo Antônio Aurélio de Morais, de Atalaia, mais conhecido como o poeta Lambe Sola, com dramaturgia de Waneska Pimentel e Erix Maximiniano, que também assina a direção, e Baldroca, cujo texto é uma adaptação de Abides Oliveira da obra de João Guimarães Rosa, dirigida por Lindolfo Amaral, ambas interpretadas pelo ator Reginaldo Meneses no vídeo. 

“É uma grande parceria entre o Teatro Deodoro e Joana Gajuru, desde os primórdios que estamos juntos. Quando o Joana Gajuru iniciou, os teatros estavam fechados, mas a equipe que compõe toda a instituição sempre nos apoiou. Tanto espetáculo de rua, quanto de palco, a gente teve o prazer de lotar essa casa, de ver as pessoas prestigiarem, ficarem encantadas com o nosso trabalho, como também com esse grande templo teatral. Nada melhor do que o artista chegar à casa onde teve muitas alegrias e é o que a gente pode registrar nesse momento, muita satisfação. Esperamos que a gente tenha mais oportunidade para continuarmos juntos nessa grande trajetória, levar a arte e a cultura a todas as pessoas”, acrescentou Reginaldo Meneses.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]