Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
25/11/2020 às 17h30

Cultura

Sesc Alagoas encerrará participação no Arte da Palavra com dois encontros

A mesa-redonda e a performance fazem parte do Circuito de Autores e Circuito de Oralidades, respectivamente

A mesa-redonda "A literatura e a cidade", com Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ), no dia 01.12, às 20h, e a performance “Coração Despovoado”, com Débora Arruda (SE), 02.02, às 20h, irão encerrar a participação do Sesc Alagoas no Arte da Palavra 2020. Os eventos acontecerão na página do circuito no Facebook (https://www.facebook.com/artedapalavrasesc).

Os encontros têm classificação indicativa de 16 anos. Não é necessário realizar inscrição, apenas acessar a página do Arte da Palavra na hora e nos dias indicados.  A mesa-redonda será mediada pelo estudante de jornalismo e escritor, Lucas Litrento. O analista em Literatura do Sesc, Guilherme Miranda, apresentará a performance.

Cristiano Baldi, autor de “Correr com rinocerontes” e professor das graduações em Letras e Escrita Criativa, junto com Carlos Eduardo Pereira, autor de “Enquanto os dentes”, realizarão uma mesa-redonda sobre a escrita criativa e o processo de desenvolvimento de uma obra literária. Os autores irão iniciar a discussão a partir da análise de suas obras.

“Correr com rinocerontes”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, fala sobre a volta de um jovem para sua cidade natal, Porto Alegre. Após alguns anos morando em São Paulo, o protagonista precisa lidar com o trauma deixado pelo acidente que sofreu ainda adolescente. Durante a narrativa, ele descobrirá que a fuga para um lugar mais tranquilo não é exclusividade sua, mas algo comum na família.

 “Enquanto os dentes” narra a vida de Antônio. A personagem é homossexual, fotógrafo e ficou paraplégico, após sofrer um acidente. Endividado e sem opção, durante uma manhã chuvosa no Rio de Janeiro, Antônio ver o caminhão de mudança transportando seus pertences para a casa de seu pai que não via há mais de vinte anos.

Já a performance de Débora Arruda, poeta e professora, foi inspirada em seu livro homólogo, “Coração despovoado”. O encontro acontecerá em formato de sarau por meio da poesia falada, spoken word. A artista apresentará performances poéticas de poemas publicados em seu livro e de outros textos selecionados por ela. 

O projeto

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é o maior circuito literário do Brasil. É composto por três circuitos: Criação Literária, Autores e Oralidades.  Em 2020, por causa da Covid-19 adquiriu o formato online. Durante os meses de setembro a dezembro, os 40 artistas participantes, de todos os estados brasileiros, realizaram oficinas, mesas-redondas, palestras e debates sobre temas que envolvem toda a cadeia literária, da parte criativa a comercial. 

No projeto, o Sesc Alagoas realizou as oficinas "Escrita criativa: o processo e o resultado na literatura", ministrada por Bruno Ribeiro (PB), entre os dias 19 e 23 de outubro, e "Criação de mundos ficcionais", com Thiago Tizzot (PR), entre os dias 09 e 13 de novembro. Além da palestra "A literatura em tempos atuais: importância e desafios", apresentada por Rogério Pereira, no dia 16.11. A próxima oficina será "O universo das histórias africanas", de Keydson Costa (PA), entre os dias 07 a 11 de dezembro. 

Serviço:

Circuito de Autores 

Mesa-redonda: "A literatura e a cidade", com Cristiano Baldi (RS) e Carlos Eduardo Pereira (RJ). 

Data: 01.12

Horário: 20h

Circuito de Oralidades

Performance: “Coração Despovoado”, com Débora Arruda (SE). 

Data: 02.12

Horário: 20h


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]