Dólar com. 4.9921
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
17/12/2020 às 16h28

Cultura

Comunidade cultural de Maceió envia lista-tríplice a JHC

Com ampla participação da sociedade civil, os nove segmentos culturais do CMPC/Maceió definiram os três nomes sugeridos para ocupar a futura presidência da Fmac

Em reunião realizada na última segunda-feira, 14, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió (CMPC), contando com ampla participação da comunidade cultural da cidade, concebeu uma lista tríplice com a sugestão de nomes para a presidência da Fundação Municipal de Ação Cultural – Fmac. As três pessoas indicadas na lista foram o Marcos César Sampaio de Araújo (Marcão), Jamilla de Paula dos Santos Almeida (Milla Pasan) e Vanda Maria Menezes Barbosa (Vanda Menezes).

De acordo com o presidente do CMPC, o realizador audiovisual Felipe Guimarães, a aprovação e o envio da lista tríplice é um marco para todos que fazem cultura na capital alagoana. “Nossa comunidade cultural tem se mostrado extremamente organizada e propositiva. A concepção da lista tríplice, feita com total validação dos segmentos culturais da cidade, demonstra que os trabalhadores e as empresa da cultura entendem que a gestão pública deve ser feita forma técnica e por meio da participação da sociedade civil”.

Os três representantes indicados pelo CMPC para a presidência da Fmac possuem larga relação com a cultura em Maceió. O gestor cultural Marcos Sampaio, conhecido como Marcão, é membro da comunidade audiovisual e foi um dos fundadores do Centro Cultural Arte Pajuçara, além de ter participado como diretor e secretário adjunto da exitosa gestão municipal da cultura nos últimos oito anos. Já a artista visual Milla Pasan é advogada especialista em direito autoral, possuindo também grande experiência na área da economia criativa. Por fim, Vanda Menezes traz a vivência de ter sido a primeira pessoa do Brasil a ser secretária de estado da mulher, pasta criada pelo então governador Ronaldo Lessa, além de ser uma ativista na luta pela igualdade racial e de gênero e pela democratização da cultura.

Segundo Felipe Guimarães, a lista já foi enviada ao prefeito eleito JHC. “O CMPC formalizou a entrega da lista tríplice à equipe de transição do prefeito JHC, colocando-se à disposição para dialogar sobre o tema. Esperamos, agora, que o prefeito eleito escute o pleito da comunidade cultural e leve em consideração os nomes sugeridos”, ressalta o presidente do CMPC.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió é um órgão de assessoramento e de deliberação coletiva, junto ao poder público municipal, tendo por finalidade propor a formulação de políticas públicas. O CMPC é formado por nove segmentos culturais da sociedade civil e nove entidades do poder público, cada um com um representante titular e um suplente, eleitos para mandatos bienais não remunerados.


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]