Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
28/12/2020 às 18h00

Cultura

Portal Quilombada lança 14 novos livros de autores alagoanos

Maioria das obras aborda personagens e fatos históricos de Alagoas

Divulgação

O portal especializado na comercialização de obras de escritores e editoras alagoanos, Quilombada, lança 14 novos títulos neste final de ano. Reunindo publicações dos parceiros Eduneal, Imprensa Oficial Graciliano Ramos e Editora do Cesmac, a maior parte dos livros são de não ficção e traz edições que abordam fatos e personagens históricos de Alagoas.

Pioneira no serviço de delivery de livros em Alagoas, a Quilombada mantém o frete grátis nas encomendas tanto na capital quanto no interior do Estado, nas compras acima de R$ 70,00 efetuadas  pelo whatsapp do portal. Além dos novos títulos, o catálogo da Quilombada detém cerca de 500 outros títulos, com obras diversificadas para atender todos os tipos de leitores.

“Apesar da pandemia, a produção literária em Alagoas continuou firme e esses novos livros são uma mostra do que foi produzido. A Quilombada valoriza a produção desses autores e intelectuais e traz para o leitor a oportunidade de adquirir os livros no conforto da sua casa”, explicou o diretor do portal, Sebastião Medeiros.

Confira os títulos que chegam ao catálogo em dezembro:

Quilombo dos Palmares – Negociações e conflitos – Zezito Araújo

A obra traz narrativas sobre o Quilombo dos Palmares, tratando da composição étnica originária do continente africano dos primeiros habitantes da Serra da Barriga, o reconhecimento da sociedade palmarina pelos portugueses ao assinar o acordo de paz; o cotidiano e as expressões culturais; o papel da mulher na organização e na luta pela liberdade, a o legado palmarino para a história de Alagoas e para formação da identidade alagoana. Livro lançado pelas editoras da Uneal e do Cesmac.

Alagoas: Uma esfinge a desvendar ­ – Douglas Apratto Tenório

Uma coletânea de artigos que reflete sobre muitos aspectos da história e da cultura alagoana. Lançamento da editora do Cesmac.

História de Alagoas – Craveiro Costa

O clássico da historiografia alagoana ganhou nova edição e volta às mãos do público pela editora do Cesmac.

Salgema, do Erro à Tragédia – Joaldo Cavalcante

A obra traz a história da Braskem em Maceió desde a época em que se chamava Salgema, relembrando seu processo de  expansão e as consequências da exploração mineral no espaço urbano da capital alagoana.

José Guilherme Merquior – da estética à política - Marcos Vasconcelos

O livro traz uma análise da obra do diplomata e ensaísta brasileiro, falecido em 1991, e de suas contribuições na sociologia, política, economia e estética. A obra é ilustrada com dezenas de fotos inéditas dos principais momentos da trajetória pessoal e intelectual de José Guilherme Merquior.

Clero e política em Alagoas – Álvaro Queiroz

Trata da participação do clero – padres e bispos católicos – na política alagoana, nas rebeliões e sedições que ocorreram ao longo da história de nosso estado, desde a emancipação.

Missão do Porto de Pedras – as primícias da evangelização em Alagoas – Álvaro Queiroz

Aborda as primeiras missões religiosas em Alagoas entre os indígenas no norte do estado, a partir de 1596, principalmente onde hoje se encontra o município de Porto de Pedras.

Catálogo Arqueológico da Coleção Marroquim – Fábio Marroquim (Organizador)

O livro apresenta os objetos da coleção de Mário Marroquim, conhecido intelectual alagoano e autor de Língua do Nordeste.

Banguê fornalha e bagaceira – Olegário Venceslau de Oliveira e Silva

É um inventário histórico dos antigos engenhos de açúcar de Chã Preta, dos séculos XIX e XX. Uma narrativa da vida e costumes campesinos locais, desde a festa da botada até a fabricação da rapadura, açúcar e garapa nos alambiques.

Antiga Vila Isabel, Maragogi de todos os tempos – Pe. Alex Sandro Rufino da Silva

A obra segue uma linha histórica mais abrangente, procurando contemplar o povo como um agente construtor da História. É uma síntese sobre raízes históricas de Maragogi.

O Cangaceiro Lampião e o IV mandamento – Valdemar de Souza Lima

Publicado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, em parceria com a Eduneal, a nova edição da obra clássica do saudoso jornalista, que colaborou com a Gazeta de Alagoas e o Diário de Pernambuco,  traz crônicas baseadas em fatos reais que narram a trajetória do rei do cangaço e sua passagem nas terras alagoanas.

Guerreiro do Velho Chico – a história do Rio São Francisco – Eugênio Bulhões

O livro convida o leitor a fazer uma viagem no tempo, conhecendo os episódios que aconteceram, tendo como cenário o Velho Chico: a edificação do Forte Maurício de Nassau, o povoamento do Alto São Francisco propulsionado pelo Ciclo do Ouro, a passagem do Imperador Dom Pedro II pelo Baixo São Francisco e a construção da primeira usina hidrelétrica do Velho Chico.

Um quarto no fundo e outras histórias de Junqueiro – Pedro da Rocha Oliveira

Obra relata as vivências e memórias que enriqueceram o imaginário da infância e adolescência do cineasta Pedro da Rocha Oliveira.

O sumiço dos vira-latas – Jorge Tenório

Primeiro romance infanto-juvenil do autor, o livro apresenta uma aventura cheia de ação e mistério protagonizada por garotos de um povoado e seus cachorros.

SERVIÇO

Whatsapp Quilombada (82) 98155-9787


Fonte: Assessoria Quilombada

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]