Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
05/01/2021 às 13h54

Cultura

Iphan vai recuperar a sede da Filarmônica mais antiga de Marechal Deodoro

Parte da tradição musical da cidade, casa integra o Patrimônio Cultural Brasileiro

Parte intrínseca da cultura deodorense, as bandas sinfônicas marcam a região e atraem turistas. - Daniela Reis/Ascom

Corre pelas ruas de Marechal Deodoro, em Alagoas, a história de que quando nasce uma criança na cidade, joga-se barro na parede para descobrir o futuro ofício do recém-nascido: se cair, será pescador; se ficar na parede, será músico. Parte intrínseca da identidade e da cultura deodorense, as bandas sinfônicas marcam tanto a região como as praias exuberantes e as edificações históricas.

A fim de valorizar o Patrimônio Cultural do município, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial de Cultura – vai investir aproximadamente R$192 mil em obras para consolidar a estrutura e reconstruir o telhado da sede da Sociedade Filarmônica Santa Cecília.

Com 98 anos, a Sociedade é uma entidade sem fins lucrativos que exemplifica como a música atravessa gerações de deodorenses, muitas vezes em forma de tradição familiar. É comum que netos integrem uma banda local após seus pais e avós tocarem um instrumento nos conjuntos da cidade ao longo de toda a vida.

Devido às condições precárias do prédio que abriga a sede da Sociedade, a Filarmônica está impossibilitada de ensaiar no espaço que a abriga há décadas. De características coloniais, a casa faz parte do conjunto arquitetônico e urbanístico de Marechal Deodoro, tombado pelo Iphan em 2009. Este bem foi inscrito em dois Livros do Tombo: o Histórico e o Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

As intervenções contemplam o reforço estrutural da edificação, a recuperação da coberta, a instalação do novo sistema elétrico, o fechamento de vãos em alvenaria, entre outros serviços.

O superintendente substituto do Iphan em Alagoas avalia que “as obras vão devolver à comunidade um importante componente de bem tombado, que também consiste em um equipamento cultural de grande relevância para Marechal Deodoro”.

Investimentos no Patrimônio Cultural

A obra é mais uma entre uma série de intervenções recentes promovidas em Alagoas. A restauração da Casa de Jorge de Lima, no município de União dos Palmares, a consolidação das ruínas da Igreja de São Bento, em Maragogi, e as adaptações para transformar em biblioteca a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Marechal Deodoro, compõem o rol de intervenções que conta com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Outras obras no estado vêm sendo realizadas com investimentos do Iphan, como a requalificação urbanística do Largo de São Gonçalo, em Penedo, a restauração da Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios, em Maceió e da Igreja Matriz de Coqueiro Seco.

Em Marechal Deodoro, as intervenções também se multiplicam. Foram requalificados os largos da Igreja Matriz, do Carmo e do Bonfim, e está em curso a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, assim como o embutimento de fiação aérea no Largo da Matriz, as obras na Igreja do Bonfim e da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Ao todo, essas intervenções somam mais de R$ 17 milhões em recursos aplicados. “Estes monumentos reforçam a sensação de pertencimento do cidadão deodorense com a cidade. Além disso, as obras em edificações históricas criam empregos, atraem turistas e geram renda para a população alagoana”, avalia a presidente do Iphan Larissa Peixoto.


Fonte: Ascom Iphan

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]