Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
02/02/2021 às 18h00

Cultura

FMAC mantém interlocução e encontros para construir políticas culturais

Mírian Monte se reuniu com conselheiros do CMPC, técnicas da SEMED e muralistas

Técnicas da Semed discutem formação de núcleo permanente de ações com a FMAC - Ascom/FMAC

A presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mírian Monte, participou, nessa segunda-feira (1º), da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) de Maceió. O encontro foi virtual, no qual os participantes discutiram, dentre outros temas, a prorrogação do prazo da Lei Aldir Blanc dos editais promovidos pela Fundação, cujo resultado final foi publicado no Diário Oficial do Município, entre os meses de novembro e dezembro de 2020.

São três editais nesta condição. Um deles trata do Cadastramento de Espaços Artísticos e Culturais de Maceió de mais de 100 instituições. Outro, o Mestra Hilda, foi elaborado para que instituições sem fins lucrativos, pessoas jurídicas que lidam com a cultura, pudessem participar do certame. Um terceiro foi criado para premiar e reconhecer a contribuição de agentes culturais em diversos segmentos artísticos-culturais, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Esse certame foi subdivido em Mestra Virgínia, Mestre Zumba, Anilda Leão e Walfrido Pedrosa de Amorim – Nô Pedrosa.

Mírian Monte explicou aos participantes que a consulta da prorrogação do prazo da Lei Aldir Blanc foi encaminhada à Procuradoria Geral do Município para consulta jurídica. A presidenta da FMAC falou, ainda, da indicação para os novos integrantes do CMPC.

“Foram expedidos ofícios para secretarias, superintendências e órgãos da administração municipal dando ciência da indicação de nomes para integrar o conselho”, revela a gestora.

Nessa segunda, a gestora recebeu a visita de técnicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que vieram trocar experiências sobre do programa que está sendo elaborado entre as duas pastas e que deve ser implementado nas escolas da rede pública municipal de ensino em 2021. Além disso, as representantes da secretaria conheceram as instalações físicas da Fundação, em especial, o espaço onde será abrigado um núcleo permanente de ações entre as duas instituições.

Encerrando as atividades, Mírian Monte recebeu ainda três muralistas. Os artistas plásticos Pão, Joe e Rafael ilustram os muros e paredes da cidade com arte. A intenção da visita foi criar um canal de interlocução entre esse segmento das artes plásticas, que cria intervenções urbanas ao modificar com elementos visuais, como desenhos e pinturas, a paisagem, os muros e as paredes de prédios e espaços públicos de Maceió.


Fonte: Ascom FMAC

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]