Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
27 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
11/03/2021 às 06h00

Cultura

Governo de Alagoas e Ufal anunciam resultado de edital de livros acadêmicos

Foram selecionados 12 trabalhos, com temáticas diversas

Foram selecionados 12 trabalhos, com temáticas diversas - Jefferson Peixoto/Ascom

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeal), a Impressa Oficial Graciliano Ramos (Cepal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) publicaram nesta segunda (8) o resultado final do edital apoio à editoração e publicação de livros – série teses e dissertações.

Foram selecionadas 12 obras vinculadas à produção dos programas de mestrado e doutorado em Alagoas, 11 delas Ufal e uma do Centro Universitário Tiradentes (Unit). As áreas dos estudos são Educação; Arquitetura e Urbanismo; Letras e Linguística; História de Alagoas; Sociologia; Economia Aplicada; Geografia e Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas.

Os títulos abrangem uma gama variada de assuntos como games, saúde mental, inclusão da pessoa com deficiência, ocupação urbana e violência em Maceió, economia nordestina e uma análise política do pensamento de Graciliano Ramos, entre outros. A lista completa dos trabalhos que vão virar livros está disponível aqui.

Sete das doze pesquisas selecionadas foram escritas por mulheres.

Incentivo

De acordo com o diretor-presidente interino da Fapeal, professor João Vicente Lima, o objetivo do edital foi dar vazão à produção acadêmica dos programas de pós-graduação stricto sensu (PPGs) de Alagoas, aproximando-os do público inclusive através do formato e-book.

“Nós fizemos um arranjo, junto com a Edufal e a Graciliano Ramos no sentido de valorizar a produção que fosse selecionada no interior do PPG. Então, nenhum parceiro institucional que apoia e financia nesse edital interfere nesse processo. Os programas têm autonomia para escolher suas melhores dissertações e teses. O único filtro que foi colocado pelo edital foi o de que os proponentes teriam que ser oriundos de PPGs em que a produção de livro contasse no quesito produção científica na ficha de avaliação da respectiva área na Capes”, explica o gestor, aludindo às avaliações da agência do Ministério da Educação que impacta diretamente no recurso recebido pelas universidades federais para financiar as suas pós-graduações. 

“No demais, queremos valorizar o aluno”, comentou o professor João Vicente. “Queremos que quem está fazendo mestrado e doutorado tenha no seu horizonte essa possibilidade de divulgação do seu trabalho no formato de livro. Então, é uma valorização que é feita dos orientadores, orientados, e principalmente, desse indivíduo autor”.

Ele acrescentou ainda que, para a Fapeal, a publicação de livros “é um passo importante, para dar ainda mais visibilidade para a sociedade alagoana do dinheiro que é gasto no apoio à pós-graduação no estado”.


Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]