Dólar com. 5.2363
IBovespa 1.77
09 de maio de 2021
min. 24º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28
22/04/2021 às 15h00

Cultura

Teatro da Poesia abre inscrições para I Ciclo de Oficinas ‘ATO’ on-line em Alagoas

Evento é aberto ao público do Brasil, será em homenagem aos 6 anos da companhia alagoana e realizado on-line por causa da pandemia de Covid-19

Divulgação

A companhia alagoana Teatro da Poesia abre as inscrições nesta sexta-feira (23) para o primeiro ciclo de oficinas “ATO”, que vai acontecer entre os dias 14 de junho e 9 de julho, em diferentes dias e horários (confira a programação ao final do texto). O evento será em homenagem aos 6 anos da companhia, on-line por videoconferência devido à pandemia da Covid-19 com os integrantes do grupo, e tem como objetivo dividir com os demais artistas cênicos do país um pouco do processo de criação da companhia.

Além de Alagoas, o grupo está abrindo inscrições para atores, artistas cênicos, estudantes e interessados em artes cênicas de outros estados. O grupo valoriza o intercâmbio entre artistas, e em sua trajetória teve a oportunidade de trocar com outros grupos de várias partes do país. Essas trocas compõem a bagagem do Teatro da Poesia. As inscrições terminam dia 21 de maio.

“O ATO é o nosso ato de resistência, de vivência, de sobrevivência em meio a esses tempos tão difíceis para todo mundo, principalmente pros artistas nesta pandemia. Esse ato é a nossa forma de manter a chama da criação artística, a chama de fazer arte, apesar das dificuldades que temos vivido. A gente quer passar com o ato essa mensagem de que o fazer artístico tem um papel imenso e fundamental nestes tempos atuais. As artes têm esse poder de manter o ser humano vivo”, disse Louryne Simões, atriz e integrante do grupo.

Como a companhia mescla outros tipos de artes além do teatro, no evento, o grupo também vai utilizar a troca entre assuntos das próprias oficinas. Da dança ao teatro, da fotografia ao design, do audiovisual à dramaturgia escrita, resultando em um material artístico feito pelos próprios participantes. Os integrantes do grupo Jamerson Soares, John Fortunato e Louryne Simões vão ministrar as oficinas.

Jamerson Soares é ator, estudante de jornalismo e no ciclo de oficinas, ele vai realizar dinâmicas que impulsionam a criação de personagens e narrativas para o teatro, também vai falar sobre alguns conceitos que regem a companhia na hora de escrever os textos, entre outros assuntos. John Fortunato é ator, diretor de audiovisual e vai retratar em sua oficina questões do audiovisual, design de produção, edição de vídeo e som, como também vai realizar dinâmicas sobre os efeitos do corpo em isolamento no audiovisual. A Louryne Simões é atriz, professora de língua portuguesa e cofundadora do Teatro da Poesia, e em sua oficina vai ministrar sobre a dança-teatro, o comportamento e a consciência corporal no momento de criação poética, e como esse conceito também dá forma aos trabalhos da companhia.

A taxa de inscrição é de R$ 50, haverá seleção e as vagas são limitadas. Para participar, é necessário que o interessado envie a solicitação para o e-mail [email protected], com nome completo, e-mail e telefone. Em seguida, a produção vai entrar em contato com o candidato para informar sobre os demais direcionamentos. O interessado pode participar tanto de uma oficina como também de todas, fica de sua preferência.

No final do evento, haverá uma mostra on-line no instagram da companhia @teatrodapoesia com os materiais criados pelos próprios participantes. Não é obrigatório a pessoa participar da mostra, apenas se ela se sentir à vontade.

A companhia Teatro da Poesia foi fundada em 2015 por Louryne Simões e Jadir Pereira. Durante sua trajetória, o grupo apresentou os espetáculos “A memória da flor”, que estreou no Festival de Teatro de Alagoas (FESTAL) e participou de uma temporada em 2017 no Sesc das Artes, em Maceió e Arapiraca. A peça “Os que vêm de longe” foi outro espetáculo criado pela companhia e foi apresentado em 2019. Em 2020, o grupo foi aprovado em um edital da Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc. O Teatro da Poesia é conhecido por utilizar da poesia e do mínimo no palco para contar narrativas que envolvam relações humanas, contextos sociais e históricos. 

PROGRAMAÇÃO

Inscrições abertas para o I Ciclo de Oficinas ATO - Teatro da Poesia

Abertura das inscrições: 23 de abril até 21 de maio

Início do evento: 14 de junho

14 de junho a 18 de julho

ATO 1 - “Poética da dramaturgia escrita: reflexo da realidade na ficção

Horário: 9h às 11h

Vagas: 10

21 de junho a 26 de julho

ATO 2 - 

Horário: 19h às 21h

28 de junho a 2 de julho

ATO 3 - John

Horário: 

9 de julho

Mostra on-line no Instagram do grupo @teatrodapoesia 

DADOS PARA CONTATO

Geraldo Neto (produção) - (82) 99615-6528

Lídia Santos (produção) - (82) 98804-1413

Jamerson Soares (assessor de imprensa) - (82) 99982-9628

E-mail: [email protected]


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]