Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
13/07/2021 às 23h00

Cultura

Museu Théo Brandão é destaque em publicação da Turma da Mônica

Personagens têm o MTB como cenário

Divulgação

O sonho de muita criança é fazer parte das histórias da Turma da Mônica, interagir com os personagens criados por Mauricio de Souza. Agora, imagine se essa turma fosse até a sua cidade e a narrativa acontecesse em um lugar típico, representativo do lugar? Isso aconteceu e as capitais brasileiras tiveram um espaço selecionado para receber a animação dessa turma. E adivinhe o lugar escolhido em Maceió? Nesse livro, os personagens estão todos no Museu Théo Brandão (MTB), por vários cantos do histórico prédio, com direito a participar de apresentações artísticas em torno do pátio.

Trata-se de uma publicação intitulada Turma da Mônica pelas capitais. O novo livro é uma das produções da editora Dentro da história. Por meio do site, o pequeno leitor poderá ter sua imagem personalizada, criando um avatar, versão desenhada de si mesma, para “entrar” na história e ser um dos personagens. Dessa vez, a nova publicação vai possibilitar ao leitor se juntar à famosa turma nas cidades brasileiras. “Os pequenos e pequenas vão viajar por todas as regiões do Brasil ao lado dos personagens de Mauricio de Sousa. O passeio inclui diversas capitais do país, mostrando detalhes únicos e especiais da sua diversidade cultural. A criança é incentivada a descobrir novas informações sobre a história e a geografia do Brasil, estimulando sua imaginação com uma viagem sem sair de casa”, explicou o site.

De acordo com informações publicadas, é uma oportunidade da criança expandir seu repertório cultural, enquanto visita pontos turísticos. “Os pequenos conseguem assimilar melhor novos conhecimentos quando estes são mostrados de forma interativa e divertida, estimulando diferentes campos de aprendizagem. A criança também poderá brincar de encontrar seu próprio avatar e os personagens na ilustração cheia de detalhes”, enfatizou o texto.

O livro inclui brincadeiras como, por exemplo, achar o personagem Horácio em meio à multidão no pátio do Museu. Essa forma lúdica de transmitir informações, misturando diversão e aprendizado divulga o MTB enquanto um espaço especializado em cultura popular, onde as manifestações artísticas também têm lugar de destaque. “O balão da Turminha voa solto pelo céu e vai parar em Maceió, capital de Alagoas. Na cidade, eles não perdem tempo e vão conhecer o Museu Théo Brandão: uma atração turística que guarda várias curiosidades da cultura e do folclore brasileiro. Por lá, a Marina decide registrar em uma foto a diversidade do local, enquanto Horácio encontra uma janela e fica observando a multidão se divertindo com as músicas e danças típicas”, descreveu a publicação do site.

"Parte da minha vida"

Leitora fiel da Turma da Mônica, a estudante de dez anos, Lorena Bastos foi surpreendida com essa visita especial dos personagens a Maceió, especialmente ao Museu. “Achei incrível. Fiquei muito feliz e orgulhosa vendo os meus personagens preferidos no lugar que eu conheço e que faz parte da minha vida”, disse.

O site também publicou um texto intitulado Capitais do Brasil: descubra +20 curiosidades. A capital alagoana teve destacada as suas praias e, mais uma vez, o MTB, tendo uma foto do prédio para ilustrar o texto. “Famosa por suas praias de águas cristalinas e de belezas naturais, Maceió também é chamada de “Caribe Brasileiro”. Além da natureza exuberante, a capital alagoana conta ainda com o museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, que abriga diversas fotografias e informações sobre a cultura local. A população composta por mais de um milhão de pessoas, vive em área territorial de 509.552 km²”, informou a publicação.

O diretor do Museu, Victor Sarmento, acredita que o destaque recebido pelo MTB nesse trabalho voltado ao público infantil é um grande reconhecimento da representação desse espaço para o público alagoano. "A publicação reforça a importância do Museu Théo Brandão e da cultura popular para Alagoas e todo o país. Estamos muito felizes em receber a Turma da Mônica e festejar a riqueza cultural do nosso Estado com os personagens mais famosos do Brasil", festejou Victor.

Protagonista da história

Diego Moraes, um dos fundadores da editora Dentro da História, conta que a editora surgiu há quase cinco anos, tendo como primeiro parceiro Mauricio de Souza. com o propósito de mostrar para toda criança que ela pode ser protagonista da sua própria história, abordando temas e conteúdos diferentes. “Nessa coleção das capitais, estamos lançando quatro livros, com cidades de cada região, contemplando todos as capitais do Brasil. O nosso time pedagógico realiza pesquisas e busca o que é mais reconhecido em cada cidade e qual a importância do lugar”, explicou.

Entre os pontos turísticos das capitais explorados pela turminha estão o Mercado Velho (em Rio Branco, Acre), as Dunas de Joaquinas (em Florianópolis, Santa Catarina), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), o Congresso Nacional (em Brasília) e o Centro Histórico de São Luís, no Maranhão.


Fonte: Ascom MTB

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]