Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/07/2021 às 12h52

Cultura

Projeto Sorriso de Plantão recebe doações de livros para seus novos "Foguetes de Leitura"

Projeto venceu edital do Instituto Ronald McDonald e deve investir em cinco novas bibliotecas móveis para levar leitura e diversão para os hospitais da capital

Divulgação

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e à Universidade federal de Alagoas (Ufal), está aceitando doações de livros infantis e infanto-juvenis para compor o acervo de suas novas Bibliotecas Móveis Hospitalares. Após ser selecionado em um edital, o projeto de extensão contará agora com cinco novas unidades do móvel conhecido como "Foguete de Leitura", que serão entregues em hospitais da capital alagoana para trazer mais alegria, leitura e imaginação aos pequenos.

O edital em questão foi o McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, voltado para o financiamento de projetos relacionados ao câncer. "Ficamos muito felizes em receber esse financiamento, que possibilita a gente levar a leitura para mais hospitais, mas não temos recursos para obter os livros. Como sempre, contamos com a participação da comunidade para concretizar esse projeto", explica a coordenadora do projeto Sorriso de Plantão, Maria Rosa, professora da Uncisal.

Os Foguetes de Leitura são desenhados pelo Laboratório de Experimentação em Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Alagoas (LED-Faud/Ufal). O desenho do móvel é feito tendo em mente as necessidades do ambiente hospitalar, como segurança e facilidade de higienização.

Até o momento, o projeto conta com três unidades da biblioteca no Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) e Hospital Escola Helvio Auto (HEHA). As novas unidades serão entregues na Santa Casa (Farol), Clínica Infantil Daisy Breda, Hospital Veredas, Casa da Criança (que fica no Veredas) e na Casa da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala).

Para doar, os interessados podem entrar em contato com o Sorriso de Plantão por meio do Instagram @sorrissodeplantao ou pelo telefone (82) 99829-5826.

Sorriso de Plantão

Um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Sorriso de Plantão leva há 19 anos alegria e cores para o ambiente hospitalar. Os universitários voluntários, chamados de "palhaços-doutores", se pintam e fazem visitas em hospitais da capital.

O projeto se baseia no princípio da ludoterapia, usando o riso e as brincadeiras para tornar o processo de internação mais tolerável para os pacientes, especialmente crianças diagnosticadas com câncer. Com a pandemia, o Sorriso interrompeu seus plantões presenciais, para garantir a segurança dos pacientes, dos profissionais da saúde e dos estudantes voluntários.

São iniciativas como o Foguete de Leitura e o Colorir Para Sorrir, com desenhos temáticos para as crianças pintarem, que mantém acesa a chama do projeto nos hospitais, e ajudam a tornar a permanência na hospitalização mais colorida.


Fonte: Ascom Uncisal

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]