Dólar com. 5.1151
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
03/09/2021 às 08h30

Cultura

Divulgados estilistas selecionados para projeto Renda-se 2021

Evento conta com a parceria da Escola Técnica de Artes da Ufal

Divulgação

Dez estilistas alagoanos vão participar do projeto Renda-se – 1ª Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021. Entre os selecionados estão Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Leticia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Maria Rejane Pimentel e Rildo Nonato. A missão dos selecionados no Renda-se 2021 é mergulhar no universo criativo da estilista e designer Vera Arruda para que dele extraia inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto este ano. O evento acontecerá no dia 29 de setembro, no Espaço Armazém, localizado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió.

Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, o Renda-se – 1ª Mostra de Moda Alagoana tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto do Bordado Filé de Alagoas (Inbordal), além de apoio da Aloo Telecom.

Este ano, o Renda-se faz uma homenagem mais do que justa a um dos nomes mais importantes da moda do Brasil: a alagoana Vera Arruda. Falecida em 2004, no auge da sua carreira, Vera conseguiu impor o seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios. Trazia o Nordeste profundo para as passarelas da alta costura. Sua arte peculiar e lúdica utilizava fartamente bordados, miçangas, pedrarias, crochê e o filé alagoano.

Vera Arruda foi revelada para o Brasil no Phytoervas de 1998, reconhecidamente um dos mais importantes eventos fashion já realizados no País. Sob os olhares atentos da crítica especializada e do público que lotava o Hipódromo de São Paulo, a estilista arrancou aplausos calorosos com a coleção A Estrela do Brasil Brilha.

Nas palavras de Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”

Já Mirna Porto ressalta algumas novidades do Renda-se 2021: “Teremos o resgate da verdadeira brasilidade. A leveza. A liberdade diante da diversidade. A verdadeira inclusão. Teremos uma passarela maior, uma divulgação maior. Também teremos o histórico bairro de Jaraguá como paisagem na cenografia. E teremos um tema único: Vera Arruda.

Essa inspiração é a que queremos ver nas passarelas da vida. Nas ruas e avenidas novamente. Essa ousadia amorosa delicada e atrevida. O Projeto Renda-se vai, orgulhosamente, render-se a Vera Arruda.”

Serviço

O quê: Renda-se – 1ª Mostra de Moda Alagoana - etapa 2021
Dia: 8 de outubro, às 20h
Local: Transmitido ao vivo pelo canal do Renda-se no Youtube

Mais informações:

www.projetorendase.com.br


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]