Dólar com. 5.1517
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
08/09/2021 às 09h00

Cultura

“Pinto com Sururu”: frevo na Lagoa Mundaú é parte da ação para coleta de resíduos

Mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió contribui diretamente com proposta de conscientização para proteger o meio ambiente e incentivar a produção cultural

Orquestra do Pinto da Madrugada vai animar ação de coleta de resíduos na Lagoa Mundaú. - Divulgação/Pinto da Madrugada

Em uma ação conjunta entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no próxima sábado (11) acontece a segunda edição do projeto “Lagoa Limpa”, que desta vez será embalado pelo ritmo do frevo, com a presença da orquestra do bloco Pinto da Madrugada.

Esta edição especial da ação, que foi batizada de “Pinto com Sururu: Frevo na Lagoa Mundaú”, será mais uma iniciativa da Prefeitura de Maceió para a limpeza da lagoa e conscientização ambiental da população para garantir a preservação do ecossistema e renda para as famílias do Vergel do Lago que vivem da pesca. De canoa, os agentes de limpeza farão a coleta dos resíduos enquanto os músicos tocam, também nas canoas, no decorrer do trajeto.

A iniciativa pretende reunir cerca de 100 pessoas entre agentes de limpeza, servidores do município, integrantes de cooperativas de coleta seletiva e voluntários. Todos eles são convidados a levarem suas próprias ecobags para realizar o armazenamento dos resíduos. A ação acontece a partir das 8h, e a concentração acontece em frente às obras do Condomínio Parque da Lagoa.

A presidente da FMAC, Mirian Monte, destaca o papel da cultura para a transformação da realidade ambiental da Lagoa Mundaú.

“Precisamos substituir a cultura do descarte irresponsável pela cultura da sustentabilidade ambiental e tem uma forma muito eficaz de fazer isso: trazendo arte, dança e música, e, consequentemente, dignidade às pessoas. Quando todos perceberem que devemos cuidar da mãe natureza como um filho dedicado, tudo melhorará. Quando o maceioense perceber os tesouros que possui, dentre eles a nossa lagoa, tudo muda”, pontuou.

Robert Wagner, assessor especial da Sudes, afirma que a ação é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e aquisição de consciência ambiental por parte da população.

“Estamos nos unindo para fazer a limpeza da lagoa e tentar diminuir os impactos ambientais causados pela ação do homem. Sabemos que é um trabalho difícil, iremos nos empenhar para recolher o máximo de resíduos. Além disso, teremos equipes de educação ambiental dando orientações para os moradores da região, trazendo eles para o lado da preservação e implantando práticas sustentáveis”, disse.

Na última edição da ação “Lagoa Limpa”, que aconteceu em julho e durou dois dias, foram recolhidos em torno de 300 toneladas de resíduos: o seco ou orgânico foi levado para as cooperativas, já o material molhado teve como destinação final a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), administrada pelo município.


Fonte: Ascom Fmac

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]