Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
11/09/2021 às 14h00

Cultura

Festival Entretodos apresenta curtas produzidos durante a pandemia

Festival online começa hoje com um sarau gratuito às 19h

Curtas de até 25 minutos produzidos durante a pandemia de covid-19 são os destaques da nova edição do Entretodos, festival de filmes curtos e direitos humanos, que começa hoje (11). O festival deste ano acontece em formato online: os filmes ficam disponíveis por 24 horas e podem ser assistidos no site.

O festival Entretodos é conhecido por apresentar filmes que discutem temas relacionados aos direitos humanos, tais como precarização do trabalho, movimentos de migração, racismo, meio ambiente, lutas sociais e, mais recentemente, a própria pandemia.

“Todo ano alguns temas e assuntos se destacam por agruparem uma grande quantidade de filmes. Em 2021, é a pandemia. Recebemos 900 filmes a mais do que no ano passado, totalizando 2.647 filmes recebidos em 2021. As pessoas querem expressar o que estão sentindo e o que está acontecendo. Momentos históricos como a pandemia ou até o atentado às torres gêmeas, em 2001”, disse Jorge Grinspum, coordenador do Entretodos. Dentre os filmes enviados, a mostra selecionou cerca de 100 deles para apresentar ao público.

Para a abertura do festival está programado um sarau online, gratuito, que será apresentado no site do evento e que vai tratar sobre a conexão entre as artes e a resistência. A programação começa neste sábado, às 19h, e vai até o dia 26 de setembro

O sarau também vai homenagear a pesquisadora e documentarista Lilian Solá Santiago. “Sua obra acompanha histórias de vidas negras e se desenvolve, recentemente, junto ao conceito de Documentário de Ocupação que opera através de deslocamentos de objeto, público-alvo, formas de exibição e de fruição do documentário, reforçando imagens humanizadas da história e da memória da população negra e periférica, inserindo-a em espaços tradicionalmente excludentes, não apenas como objeto de estudo, mas como presencialidade de seus corpos”, disse Manu Sobral, curadora do evento.

Além da exibição dos curtas, o festival ainda vai apresentar, a partir de segunda-feira (13), sessões de conversas com os diretores e jurados. Esses diálogos acontecem diariamente, a partir das 19h. Também haverá lives no Instagram do Festival Entretodos, sempre a partir das 17h.


Fonte: Agência Brasil

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]