Dólar com. 4.986
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril
24/09/2021 às 15h17

Cultura

Alagoas será palco do Fresta, festival de poesia on-line premiado na lei Aldir Blanc

Evento acontece em outubro e conta com live performance de abertura, mesas temáticas, concurso de slam e reunião com editoras independentes

Divulgação

Ampliando as discussões sobre as fronteiras das linguagens poéticas no Estado de Alagoas, o Fresta - 1º Festival de Poesia Alagoana, acontece entre os dias 4 e 8 de outubro. A programação conta com mesas temáticas, concurso de slam com premiação de R$ 500,00, performance e uma reunião com editoras independentes. 

O evento é uma realização do selo independente multiplataforma Loitxa Lab, organizado por Janderson Felipe, Jean Albuquerque, Lucas Litrento e Richard Plácido; o grupo foi construído com o objetivo de centralizar corpos marginais no cenário artístico brasileiro. A iniciativa conta o apoio financeiro do Edital Dinho Oliveira, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

De acordo com os organizadores, o Fresta evoca uma visão avançada, vislumbra no canto do olho as fissuras periféricas que se emolduram na poesia em Alagoas. Também é uma fenda, eclosão de uma história de tradicionalismo na cultura alagoana. Surge da necessidade de focalizar nas produções literárias e expressões poéticas contemporâneas locais, dos bairros distantes, das cidades descentralizadas da capital Maceió. 

PROGRAMAÇÃO 

Concurso de slam

Chamada de vídeos com no máximo 1 minuto pelas redes e inscrição por um formulário no site loitxalab.com.br ou no link: https://forms.gle/uRpFJVW5dKMfsdUg7 até o dia 01/10/2021, será realizada uma premiação de R$ 500,00 (quinhentos reais) para os três poetas slammers mais bem selecionados por um júri popular através de votação no site. 

Abertura: “EXTRAQUADRO - Um livro conversável”

O poeta mineiro Ricardo Aleixo abre o Festival com uma performance seguida de bate-papo, que acontece no dia 06/10, às 19h. “EXTRAQUADRO - Um livro conversável”, é baseada no livro homônimo — 15° da carreira do autor. Publicado pela editora Impressões de Minas/LIRA (Laboratório Interartes Ricardo Aleixo). Ao longo da atividade, o público poderá fazer perguntas ao escritor.

Mesas temáticas 

Mesa 1: “Os rumos da poesia e sua relação com a academia”, no dia 07/10, (quinta-feira, das 15h às 17h), com os convidados: Elaine Rapôso, Simone Cavalcante, Márcio Ferreira e mediação de Richard Plácido. 

Mesa 2: “Aproximações e fronteiras entre poesia e música", no dia 07/10,  (quinta-feira, às 19h), com os convidados: Marcelo Marques, Ticiane Simões e MC Tribo, com a mediação de Rafael Lobo. 

Reunião com editoras independentes e de setores do Estado, no dia 08/10, (sexta-feira, às 16h, com a proposta de criar um movimento de diálogo e parceria com as editoras independentes do estado, a fim de termos, num futuro próximo, ações coletivas como feiras de livros, e afins. 

Live de encerramento: Lançamentos de 2020/2021

Livros de poesia lançados em 2020/2021, no dia 08/10, (sexta-feira, às 19h), com os convidados: Julia Raiz, Natasha Tinet, Milton Rosendo, Allan Jonnes, Luciano José, Bianca Gonçalves e Mika Andrade. Além da divulgação do resultado do concurso de Slam. 

SERVIÇO

O que: Fresta - 1º Festival Alagoano de Poesia

Quando: 04 a 08/10/21 (segunda a sexta)

Onde: no site fresta.loitxalab.com.br 


Fonte: Assessoria

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]