Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
26/09/2021 às 14h00

Cultura

Desfile do Corso Carnavalesco e Pinto da Madrugada alegram orla marítima de Maceió

Evento ocorreu neste sábado (25) e foi promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC)

Daniel Marinho/Ascom FMAC

Carros alegóricos e automóveis antigos circularam pela orla de Maceió, neste sábado (25), ao som do frevo do Bloco Pinto da Madrugada. Isso porque a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), promoveu o desfile do Corso Carnavalesco. O objetivo era de resgatar a memória dos carnavais do século XX.

A concentração aconteceu às 12h, na sede da OAB-AL, no bairro de Jacarecica e, em seguida, o cortejo saiu pela orla marítima, ao som de marchinhas de carnaval. O percurso foi finalizado em frente ao prédio da Associação Comercial de Maceió, no bairro histórico do Jaraguá.

O evento resgatou as práticas dos carnavais do século passado, em que os automóveis eram enfeitados e desfilavam em cortejo pelas ruas de Maceió – tradição que era vivenciada em todo o Brasil.

Para abrilhantar e reforçar o resgate histórico, a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) colocou em operação o trem Maria Fumaça, transportando personalidades da cultura alagoana.

Além do importante teor simbólico, pelo resgate histórico, o evento também evidenciou o mês do antigomobilista, com homenagens a personalidades alagoanas, que integram a história da indústria automobilística no estado.

“Isso é muito importante para a cultura alagoana, porque a gente acaba trazendo de volta a vontade da população de encontrar a felicidade novamente, sair de casa, rever os amigos e também voltar a brincar o carnaval com segurança, que é o mais importante. A Prefeitura está de parabéns por realizar essa ação tão linda”, comentou o espectador Josias Vitor.

Para a presidenta da FMAC, o momento também representou uma esperança à normalidade, com o retorno dos festejos promovidos pela Prefeitura.

“O corso carnavalesco fora de época trouxe ao povo de Maceió alegria, irreverência, orgulho e esperança. Seguimos ao som de muito frevo, com o bloco mais tradicional do carnaval de Maceió, que constitui o nosso patrimônio cultural e imaterial”, relatou Mírian Monte.

Todos protocolos sanitários foram obedecidos, uma vez que os participantes estavam em seus automóveis e o cortejo manteve o fluxo constante, inviabilizando aglomerações.

O evento contou com a contribuição das Secretarias Municipais de Convívio Social (Semscs), de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), de Iluminação (Sima) e de Trânsito (SMTT). Além do Clube do Automóvel Antigo de Alagoas, o Bloco Pinto da Madrugada, a CBTU e da OAB/AL.


Fonte: Secom Maceió

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]